terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A IGNORÂNCIA DO DIA SEGUINTE


 

OS LANCES DA JORNADA

É absolutamente espantoso que três comentadores de futebol, por acaso todos do PSD, pertencentes a clubes diferentes, todos licenciados em direito, não saibam interpretar as leis do jogo em lances óbvios e sem nenhuma dificuldade de interpretação. A maior parte das vezes actuam completamente de má-fé ou no quadro de um sectarismo que só prejudica o futebol como aqui tantas vezes temos dito. Outras, como hoje foi o caso, por manifesta ignorância.
Tudo isto vem a propósito do lance de Rui Patrício na Amoreira. Para esse lance só há uma solução: penalty e expulsão. Então não é óbvio que o jogador do Estoril, se não tivesse sido rasteirado, teria marcado golo? Que interessa a direcção do corpo em que ocasionalmente se encontra o jogador rasteirado, se a baliza está escancarada a cerca de 12 metros, bastando ao jogador rematar com uma simples torsão da perna para fazer golo? É preciso ser realmente estúpido para supor que somente quando o jogador está virado de frente para a baliza é que há vermelho directo. Então os jogadores não têm mobilidade mais que suficiente para se mudar de posição imediatamente ou devem antes ser equiparados a pesados petroleiros que precisam de uma longa manobra para mudar de rumo? O decisivo é a possibilidade ou não de fazer golo quando o jogador que segue isolado é rasteirado ou quando quem rasteira já não tem ninguém atrás de si, nem sequer o guarda-redes, que foi aliás o que se passou no Estoril. Isso é que importa e não a posição em que o jogador tem o corpo.
A verdade é que estes tipos são os mesmos que também acham que os seus amigalhotes se podem candidatar vezes sem conta a uma câmara municipal desde que se vão mudando de terra de tempos a tempos. 
 São pouco inteligentes e objectivamente batoteiros.
Mais à frente a história repetiu-se com uma falta de Otamendi sobre um jogador do Rio Ave que o árbitro não marcou. Mas esse mesmo árbitro já não teve dúvida em assinalar penalty a favor do Porto (mais um) numa bola chutada à queima-roupa contra o braço de um defesa do Rio Ave. O comentador do FCP é tão aldrabão que até teve a pouca vergonha de afirmar que o jogador do Rio Ave agarrou o defesa do Porto. O impoluto sportinguista, o tal que é portador de uma moral acima de qualquer mortal, concordou com o comentador portista: não foi penalty. Estes sportinguistas estão completamente colonizados…
Entretanto, o Sporting vai de mal a pior no plano desportivo e no plano “político”. No jogo do Estoril foi perdoado um vermelho a Rui Patrício e um segundo amarelo salvo erro a Eduardo. No plano "político" continua luta entre a direcção cessante e a mesa da assembleia geral não apenas directamente, mas também por via dos novos candidatos. Com ou sem bancos, o Sporting caminha para o abismo. E talvez seja no abismo, depois de lá cair, que venha a regenerar-se. Mas não vai ser fácil…
Quanto aos outros jogos, importa destacar a vitória tranquila do Benfica frente ao Paços de Ferreira, por 3-0 e a difícil vitória do Porto contra o Rio Ave, por 2-1.
Esta vitória do Benfica parece desmentir a tese que os comentadores portistas e a seus apaniguados desde há algumas semanas andavam defendendo de que o Benfica estava estourado e que muito brevemente iria começar a ceder. Afinal, quem revelado grandes dificuldades em Fevereiro, apesar de quase só estar a fazer um jogo por semana e de ter tido vários penalties a seu favor, é o Porto.  Veremos se mesmo assim com vários penalties a favor e com lances ilegais, não assinalados, dentro da sua área ou ainda com cargas ao guarda-redes adversário o Porto se aguenta.

Sem comentários: