quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

JESUS QUER BENFICA FORA DA LIGA EUROPA?


 

OUTRAS NOTAS SOBRE A JORNADA EUROPEIA
 

 

Mais uma vez o treinador do Benfica, na véspera de um importante jogo para a Liga Europa, contra uma grande equipa alemã, fez declarações incompreensíveis para a maior parte dos adeptos.

Não só repete o que já tinha disto antes do encontro de Leverkusen – o campeonato é a prioridade, o jogo contra o Paços de Ferreira é mais importante – como acrescenta a inacreditável previsão (desejo?) de que das duas equipas que em Portugal lutam pelo título terá mais hipóteses a que primeiramente for eliminada das competições europeias.

Interpretado à letra, isto deixa aso a que se diga que Jesus está ansioso que o Benfica seja arredado da Liga Europa. É essa a mensagem que parece transmitir aos seus jogadores. Uma mensagem de um treinador pouco ambicioso e nada confiante nas capacidades da equipa para se bater em várias frentes.

Que garantias tem Jesus na vitória no campeonato se o Benfica for eliminado, logo à noite, da Liga Europa e, por acréscimo, na próxima quarta-feira, da Taça da Liga, contra o Braga? Nenhumas, absolutamente nenhumas, como se viu nos dois últimos anos.

Obviamente que estar em quatro frentes nesta altura da época é obra e raros são os que não sucumbem. Mas isso não significa que as equipas com ambição, com plantéis caríssimos, não devam tudo fazer para se manter nas respectivas provas, a lutar pelos títulos, até ao fim. Ao treinador cabe fazer a gestão desse esforço, doseando-o inteligentemente pelos diversos elementos do grupo.

Jesus conta, porém, com uma contrariedade: os jogadores estão muito interessados na prova europeia e tudo farão para nela se manter o mais tempo possível. É com essa vontade que  os benfiquistas contam.

Entretanto, a jornada europeia da Champions League terminou com uma quase irrecuperável derrota do Barcelona frente ao Milan, em San Siro. Os catalães dão-se mal com os ares de Milão, seja com o Inter, seja com o Milan. O jogo de ontem à noite foi dos mais pobres que o Barcelona fez nos últimos cinco anos.

O Barcelona pode queixar-se do árbitro por o primeiro golo ter sido marcado na sequência de uma mão não assinalada, mas já só se pode queixar de si próprio por ter feito durante todo o jogo um único remate à baliza!

Além de Messi ter estado quase ausente do jogo - ver-se-á mais tarde se por acaso ou por estar a pagar o preço de uma época intensa –, o Barcelona continua demonstrando grande fragilidade defensiva. Na próxima época vai ter de rever de alto a baixo a sua linha defensiva. Piqué está longe de dar garantias e dá-las-á tanto menos quanto mais o trio maravilha do meio campo demonstrar saturação e cansaço. Puyol ainda é dos quatro da defesa o melhor, mas a sua imensa combatividade e vontade de vencer não vão ser suficientes para superar outras limitações, que o tempo necessariamente impõe. Se esta questão não for resolvida com tempo, afiguram-se tempos difíceis para o Barcelona.

Ver-se-á até meados de Março quem em Espanha segue em frente na Champions. Tal como as coisas estão, não seria de admirar que não seguisse ninguém. Málaga, Barcelona e Real Madrid podem todos ser eliminados. Ainda assim, o que tem mais hipóteses de passar é o Real Madrid. Mourinho tem muita sorte nas provas a eliminar.

Quanto ao jogo do Porto, continua o silêncio na imprensa portuguesa (e também nas televisões) sobre o golo de Moutinho. O que não se compreende tanto mais que o off side é óbvio. O Porto apesar de não ter desfrutado de nenhuma outra ocasião de golo, exerceu um domínio intenso sobre o Málaga e está fisicamente muitíssimo mais forte. Tem, portanto, todas as possibilidades de passar.

Para terminar, uma nota mais. Corre na imprensa europeia que Villas-Boas será o substituto de Mourinho no Real Madrid. Seria uma boa solução para o Real Madrid. Villas-Boas não só é um grande treinador, como um homem inteligente capaz de imediatamente perceber a “idiossincrasia” dos merengues. Além de que é uma pessoa educada no verdadeiro sentido do termo.

Sem comentários: