terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

VITÓRIA DO PORTO COM GOLO OFF SIDE


 

A "INTELIGÊNCIA BACOCA" DOS COMENTADORES
[foto de la noticia]

 

Não há nada mais nocivo ao futebol português do que os comentadores que semana após semana aparecem nas televisões a emitir opiniões sobre os jogos da jornada. Salvo raríssimas excepções, eles causam no espectador uma tão forte repulsa pelo fenómeno desportivo que só por este ter mesmo muita força consegue resistir a quem o trata tão mal. E então os chamados comentadores dos clubes são execráveis. Nem mais nem menos: execráveis. Os do Sporting são os grandes responsáveis pelo clube estar na posição em que se encontra e a analisar pelo que se continua a ver parece que não descansarão enquanto não puserem o clube na segunda divisão.

Mas os que escondem (com o rabo de fora) a sua cor clubista não são melhor. Pelo contrário, até conseguem em muitos casos ser pior. Umas vezes por paixão clubista exacerbada e falsamente escondida, outras por medo dos grandes patrões da bola que não se ensaiam nada para os pôr na prateleira se desalinham da norma estabelecida.

Tudo isto vem a propósito da vitória de hoje à noite do Porto contra o Málaga. Toda a gente viu que o golo foi marcado em fora de jogo. E quem não viu à primeira poderia ter visto à segunda ou à terceira. Mas não: quiseram esconder o que não poderia ser escondido. Não pararam nunca a imagem – e este é dos poucos casos em se que justifica a imagem parada – e quiseram enganar o espectador. Como se por essa Europa fora não houvesse mais televisões. Eles que param a imagem por tudo e por nada, a maior parte das vezes para distorcer a realidade, desta vez nada fizeram. Nem as famosas linhas puseram. Enfim, uma vergonha.

A vergonha não é a vitória ter sido obtida com um golo ilegal. Isso acontece, infelizmente. A vergonha é tentar esconder isso. É certo que esse erro pode ser decisivo no desfecho da eliminatória, mas nem por isso deixa de ser verdade que coisas dessas acontecem por mais atentos que os árbitros estejam. Toda a gente se recordará daquela vitória na Liga dos Campeões do Porto de Mourinho, por caso obtida contra duas equipas da 2.ª divisão (o Deportivo da Corunha e Mónaco) – facto de que o Porto não tem culpa nenhuma), ter sido obtida com um erro gigantesco cometido pelo árbitro no jogo do Porto contra o Manchester United nas Antas – um golo indevidamente anulado. Um golo que se tivesse sido validado tudo poderia ter sido diferente.

No jogo desta noite o Porto foi indiscutivelmente superior, sem contudo ter criado verdadeiras oportunidades de golo, além do golo. O Málaga é inferior, embora tenha uma boa defesa e um meio campo defensivo que actua com muito rigor. Mas o ataque não existe. E Roque Santa Cruz é agora uma completa nulidade. Incrível como Pellegrini permitiu que acabasse o jogo.

O Porto parece ser este ano cada vez mais Moutinho. E depois a um nível diferente, mas muito eficaz, Sandro (o tal que eles, os comentadores do Porto, diziam que não jogava nada quando comparado com Álvaro Pereira!) e à frente, como finalizador, com grande porte atlético, Jackson Martinez. E é tudo em matéria de individualidades, salvo uma nota para a excessiva dureza de Mangala. Mas apesar da falta de verdadeiros artistas, a equipa como conjunto é sólida, muito sólida. E por isso ganha e não deixa marcar golos ao adversário.
E foi o que hoje mais uma vez aconteceu!

Sem comentários: