sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

BENFICA VENCE EM LEVERKUSEN


 
AFINAL, O BENFICA JOGOU A SÉRIO
Matchwinner in Leverkusen: Oscar Cardozo überlupft Bayer-Keeper Bernd Leno zum 1:0 für Benfica

 Aquilo que parecia ser uma jornada pouco interessante para os benfiquistas, acabou por se tornar numa jornada vitoriosa num país tradicionalmente difícil para as equipas portuguesas, e para o Benfica em particular. De facto, raras são as equipas portuguesas que têm saído vitoriosas na Alemanha.
Esta noite, em Leverkusen, o Benfica somou a segunda vitória na Alemanha, depois de muitos e muitos anos a perder e a empatar com equipas germânicas. Foi um jogo interessante em que o Benfica, contrariamente ao que é costume, soube reter e controlar a bola e jogar com muita eficácia na defesa perante uma equipa que apresentava o seu ponto forte exactamente no ataque.
Na primeira parte o Bayer quase não teve uma verdadeira oportunidade, enquanto o Benfica poderia ter marcado num excelente remate de André Almeida. Na segunda parte, o jogo recomeçou menos rápido e com a Benfica a defender mais.
Depois de quase ter sofrido um golo numa jogada confusa em frente à baliza de Artur, o Benfica lançou um rápido contra-ataque conduzido por Sálvio que não conseguiu dar seguimento à jogada por ter aparentemente falhado o passe para um companheiro. A jogada parecia perdida, mas André Almeida conseguiu recupera a bola, correr pela direita e cruzar, Gaitan deixou passar para Cardozo que depois de uma brilhante simulação marcou em jeito o golo do Benfica.
Perto do fim o Benfica, esteve, por duas vezes, quase a fazer golo por Ola John, mas acabou por ser Melgarejo no último minuto a segurar a vitória ao cortar de cabeça sobre a linha de golo uma bola que ia direitinha para dentro da baliza.
O Benfica neste jogo demonstrou mais consistência defensiva com André Gomes e Melgarejo nas alas e mais segurança no meio campo com Matic e Enzo Peres, ambos muito bem.
Matic realizou uma excelente exibição, sem dúvida o melhor do Benfica, mas o homem do jogo acabou por ser Cardozo, que marcou o golo da vitória, e a seguir Melgarejo que evitou o empate quando o golo já parecia inevitável.
Urreta jogou de início e foi substituído por Salvio um pouco antes dos 60 minutos. Já antes André Gomes por lesão havia dado o lugar a Enzo Peres. Antes do quarto de hora final, Cardozo foi substituído por Lima. A substituição de Cardozo por Lima parece resultar de uma daquelas “fèzadas” que às vezes os treinadores têm relativamente a certos jogadores, já que nada naquela altura justificava a saída de Cardozo. O paraguaio demonstrou grande disponibilidade física durante todo o encontro, estava moralizado e via-se que ainda aguentava em bom ritmo mais uns minutos. Desta vez Lima pouco ou nada fez. Não parece ser o tipo de jogador adequado a um jogo como o de hoje em que quem lá estivesse, naquele lugar, teria de jogar muitas vezes sem apoios.
A eliminatória não está ganha, mas foi um grande passo. Na próxima quinta-feira se verá e ver-se-á também como vai reagir o Benfica à série de jogos que aí vem.

Sem comentários: