quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

JESUS SECUNDARIZA LIGA EUROPA



ESTRANHAS DECLARAÇÕES
 

 

Mais uma vez Jorge Jesus volta a surpreender-nos com estranhas declarações na véspera do encontro com o Bayer de Leverkusen para a Liga Europa. Em vez de se mostrar cem por cento empenhado no jogo de logo à tarde e de encorajar a equipa na busca de um excelente resultado que lhe permita passar a eliminatória, veio dizer que está em Leverkusen a pensar no jogo do próximo domingo contra a Académica, uma vez que o campeonato é a grande prioridade da equipa.

Isto é estranho e inaceitável. O jogo mais importante do Benfica é sempre o próximo, qualquer que seja a competição onde se insira. Mas é ainda mais importante se se trata de uma competição europeia. Foi nas competições europeias que o Benfica ganhou a grandeza que hoje tem.
 
Abel Xavier, um dos heróis de Leverkusen no célebre jogo de há 19 anos, também veio criticar Jesus pelas declarações que fez e pelo efeito que elas podem ter no comportamento da equipa.

Este ano o Benfica já foi eliminado da prova-rainha da Europa, quando tinha todas as condições para seguir em frente. Ao consumar-se a eliminatória da Liga dos Campeões, Jesus desculpou-se com a entrada na Liga Europa e a possibilidade de a ganhar. Agora que vai disputar o primeiro jogo da Liga Europa vem dizer-nos que o importante é o campeonato.

Há qualquer coisa que não está bem na cabeça de Jesus. Tem Jesus competência para preparar uma equipa com capacidade para suportar a segunda parte da época? É capaz Jesus de manter a eficácia da equipa na fase crucial da época que é aquela em que se acumulam os jogos das diversas competições em que está integrada?

A experiência do passado diz-nos que não. Mais: os adversários do Benfica até afirmam todos os dias que as equipas de Jesus claudicam sempre a partir de Fevereiro. E assim tem sido desde que está no Benfica. No primeiro ano, a equipa aguentou-se no campeonato, que ganhou, em confronto com o Braga, mas sem a concorrência directa do Porto, e na Taça da Liga, que também ganhou, mas foi eliminada das outras duas provas. Nos dois anos subsequentes perdeu tudo e foi eliminado das competições europeias e da Taça de Portugal, ganhando apenas a minúscula Taça da Liga.

E este ano, como vai ser? As primeiras impressões apontam para um abaixamento do Benfica a partir de Fevereiro. Uma defesa claudicante, sofrendo muitos golos, uma equipa incapaz de controlar o jogo, perdendo muitas bolas e alguns jogadores já em fase de queda física acentuada.

Será por isso que Jesus não se importa de ver o Benfica fora da Europa? Lamentável, se assim for!

Sem comentários: