quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

OS COMENTADORES DO SPORTING NA TV E O CASO SÁ PINTO








DUAS ATITUDES, DUAS VISÕES




Rui Santos e Ribeiro Cristóvão foram à SIC N comentar os incidentes de ontem no balneário do Sporting.
Ambos são sportinguistas confessos, um abertamente, Ribeiro Cristóvão, outro clandestinamente, Rui Santos.
Ribeiro Cristóvão é, desportivamente falando, um homem sério. Tem a sua paixão clubista, de que só tem que se orgulhar, mas ela não lhe retira a lucidez para falar com propriedade sobre o fenómeno desportivo em geral. Depois de exibido o “curriculum disciplinar” de Sá Pinto, curriculum que ele conhece muito bem, Ribeiro Cristóvão não teve dúvidas em declarar que Sá Pinto não tinha passado que o aconselhasse para o lugar que desempenhava. Embora sendo um intrépido sportinguista, de que, pelos vistos, os ultras do Sporting muito gostam, Sá Pinto é um indisciplinado. E indisciplina é exactamente o que não precisa uma equipa profissional de futebol. Esclareceu ainda que a contratação de Sá Pinto se explica pela necessidade de o Presidente “comprar” uma certa paz com as juventudes leoninas que queriam no clube alguém à sua imagem.
O outro comentador, Rui Santos, que encobre permanentemente a sua filiação clubista, é um intriguista pérfido. Não podendo deixar de concordar com Ribeiro Cristóvão, quanto mais não fosse pela força dos factos traduzidos em imagens, não demorou um minuto a imputar as responsabilidades do que se passou a Paulo Bento e “à sua gente”. Para ele, Sá Pinto foi vítima de uma armadilha urdida pela gente de Bento. Este, tal como Scolari (homem a quem RS vota um ódio irracional), foi-se embora, mas “deixou lá os ovos”. E de intriga em intriga lá vai deixando falar os seus demónios e exibindo as suas paranóias num espectáculo lamentável.
Eu quero ver esse Sr. Rui Santos é falar sobre as escutas que estão no You Tube. Toda a gente sabe o que ele vai dizer. Ele só se mete com quem actua civilizadamente. Aí sim, com esses ele pode dar rédea solta à sua maledicência. Com os outros vai começar por pôr uma cara muito séria e insinuar que o assunto é muito grave, depois vai lamentar, tal como Marinho Pinto, a violação do segredo de justiça, vai recordar que o sr. presidente fulano de tal já está judicialmente absolvido e acabará por rematar que infelizmente não temos acesso a outras conversas, porque, se tivéssemos, veríamos que aquelas actuações são moeda corrente para muita gente. É isto que ele vai dizer. Porquê? Porque além de intriguista não tem coragem. É aquilo que se pode chamar um tipo sem coragem!

Sem comentários: