terça-feira, 5 de janeiro de 2010

PELA VERDADE DESPORTIVA



RUI SANTOS ENTREGA PETIÇÃO A GAMA

É verdade que o “povo do futebol” não é facilmente mobilizável para grandes batalhas cívicas, mesmo que elas digam respeito ao desporto que tanto o mobiliza. Mais facilmente percorre centenas de quilómetros para apoiar a sua equipa do que se dispõe a fazer um clique para apôr uma assinatura num documento pugnando pela verdade desportiva no futebol.
Sabe-se que é assim. Contudo não deixa de ser frustrante que o movimento não tenha sequer recolhido dez mil assinaturas.
A rir vão certamente ficar aqueles que querem tudo na mesma, fundados na hipócrita afirmação de que o erro do árbitro é o sal do futebol.
Acima de tudo o gesto vale como gesto não sendo todavia acalentáveis exageradas expectativas. Mas é da multiplicação de gestos como este que um dia se poderá chegar a resultados mais sérios no futebol.
Muitas desculpas continuarão a ser apresentadas, embora seja quase certo que no próximo mundial a FIFA para não dar o flanco às críticas mais óbvias acabe por fazer um uso escondido das “novas tecnologias”, pelo menos nos casos mais evidentes, um pouco à semelhança, mas numa escala tecnicamente superior, do que aconteceu no Mundial da Alemanha com a expulsão de Zidane.

Sem comentários: