segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

BRAGA GOLEADO E BENFICA NA FRENTE



DOMINGOS E A DERROTA DE DOMINGO

A tragédia que se abateu sobre a Madeira não permitiu seguir os jogos da última jornada com a atenção que normalmente lhes é dedicada. Outros valores mais altos se alevantavam.
Mesmo assim, deu para perceber que o Sporting que jogou em Olhão é o que está mais próximo do seu real valor…quando Liedson não marca. O Sporting tem no campeonato uma média de um golo marcado e de 0,8 sofridos por jogo. Pior do que o Sporting, em golos marcados, só mesmo seis das sete equipas que lutam para não descer. Agora se compreende melhor a mais-valia que Paulo Bento representava, sem que com isto se queira insinuar que Carvalhal é uma menos-valia.
Tendo o Benfica já o calendário cumprido, todo o interesse da jornada se concentrava no jogo do Dragão entre o Porto e o Braga. O treinador do Braga foi para o Porto a queixar-se de quem nada tinha a ver com o jogo e o do Porto a tentar tirar partido dos castigos infligidos a Hulk e a Sapunaru, como se de uma estranha maquinação se tratasse.
Certamente que os regulamentos são uma pura imbecilidade e somente uma mente perversa os poderia ter proposto e aprovado. Muita “ginástica jurídica” teve de fazer a Comissão Disciplinar da Liga para se ficar por onde se ficou, mesmo assim uma barbaridade, porque se tivesse aplicado os regulamentos com o rigor normal com que as normas jurídicas devem ser aplicadas, as penalizações seriam muitíssimo mais graves.
Infelizmente, o FCP só poderá queixar-se do comportamento dos seus jogadores e da sua direcção que propôs e aprovou tais regulamentos. Jesualdo Ferreira, tentando segurar a qualquer preço o lugar na próxima época, esquece a dignidade da função e comporta-se com um qualquer elemento de uma claque de futebol.
Voltando ao jogo: estranhou-se que o principal dinamizador do ataque bracarense não tivesse alinhado de início, mas já não se estranhou que o treinador do Braga não tivesse feito o mínimo comentário à arbitragem. Pois se ele aqui há dois anos não viu, a um metro do seu nariz, uma cotovelada de Quaresma na carta de um jogador da sua equipa (Académica), como havia de ver ontem o que se passou na área do Porto e que tão bem explicado foi por Mossoró?
A copiosa derrota do Braga no Porto não trouxe aparentemente a Domingos qualquer dissabor, já que, pelo que se depreende do seu comportamento, ele não está, neste campeonato, para derrotar o Porto, mas para combater outros fantasmas de que não consegue libertar-se.
Quando assim acontece, o resultado é o que se vê. O Braga, não obstante o brilho e a dedicação dos seus jogadores, foi copiosamente derrotado pelo Porto, que, empolgado pela sua eficácia e pelo brilhantismo do seu jogo, poderia ter ido ainda mais além.
Esta derrota do Braga, tal como, no ano passado, a do Leixões frente ao mesmo FCP vai marcar indelevelmente a carreira da equipa daqui até ao fim do campeonato. Diz a experiência que não mais se vai ter no último terço do campeonato o mesmo Braga dos dois primeiros terços.
Depois desta vitória e do relativo abrandamento do Benfica (cuja amplitude ainda se não compreendeu completamente), o Porto perfila-se como um sério candidato ao título, apesar da falta de Hulk…ou talvez por isso mesmo, já que as estatísticas confirmam que a equipa é mais eficaz sem ele do que com ele.

Sem comentários: