quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

MOURINHO PREPARA SAÍDA DE ITÁLIA


A SEGUNDA PARTE DA PRIMEIRA RONDA DOS OITAVOS DE FINAL DA LIGA DOS CAMPEÕES

O Inter de Milão, treinado por Mourinho, venceu ontem o Chelsea, en San Siro, por 2-1, numa partida em que o melhor futebol foi do Chelsea e a eficácia do Inter.
Numa prova a eliminar, não é um grande resultado a vitória do Inter por 2-1. Mas para o futebol de Mourinho – feio, defensivo, sem concessões ao espectáculo – pode chegar. De facto, o Inter marcou logo no início, numa altura em que as equipas ainda mal se posicionavam e onde o erro pode surgir com frequência. A partir daí o Chelsea atacou mais, jogou o seu futebol habitual, apesar de muito desfalcado, mas só conseguiu empatar no início da segunda parte com um golo que não deixa o guarda-redes do Inter isento de culpas.
O Inter que até então só tinha jogado para manter a vantagem, voltou de novo ao ataque, com mais um ou dos jogadores episodicamente na frente, e rapidamente empatou numa jogada feliz, mas com todo o mérito. Prevendo que o Chelsea correria em busca do empate, Mourinho, ciente de que o 2-1 é um resultado traiçoeiro, tentou com a entrada de Balotelli reforçar o contra-ataque para poder marcar o terceiro. Verdadeiramente, nunca esteve em vias de o conseguir e até se pode dar por feliz por o árbitro, no fim da primeira parte, não ter marcado um penalty numa falta clara cometida sobre Kalou.
Mourinho joga o seu futuro próximo na partida da segunda volta em Stamford Bridge. Se perder, ficará por concretizar o sonho de levar o Inter a uma final da Taça do Campeões e, muito provavelmente, Moratti libertá-lo-á. Se ganhar, continuará a acalentar aquele sonho e tudo fará para ser campeão.
Em qualquer dos casos, não será arriscado supor que Mourinho deixará o Inter. Só que não é a mesma coisa sair vitorioso ou derrotado de um dos seus objectivos principais. De tudo o que se tem passado com Mourinho este ano, o modo como tem falado, o tom e a forma que usa para se dirigir aos italianos e ao futebol italiano, não será exagerado retirar a conclusão de que Mourinho já decidiu que não continua. Resta apenas saber como sai.
E também não será arriscado supor que o seu destino será o Real Madrid. Mourinho é que sabe da sua vida: uma coisa, porém, é certa: para o futebol que ele faz jogar, nada melhor do que o futebol italiano. Onde, além das vitórias, se exigir espectáculo, Mourinho terá mais dificuldades…
Nos demais jogos, o Sevilha empatou a um golo em Moscovo com o CSKA, o que, pelo que se viu, lhe não garante sem mais a passagem na eliminatória, embora parta em vantagem para o segundo jogo.
O Barcelona empatou, também a um golo, em Stuttgart, num jogo que não foi fácil, principalmente na primeira parte. A braços com muitas lesões e uma evidente quebra de ritmo, o Barcelona não está igual ao do ano passado. Mesmo assim, o resultado deverá chegar para passar à fase seguinte.
Na Grécia, o Olympiakos perdeu 0-1 contra o surpreendente Bordéus e deverá ter comprometido definitivamente a sua permanência na prova.

Sem comentários: