segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O SORTEIO PARA O EURO 2012

O GRUPO DE PORTUGAL

Ainda é muito cedo para tecer conjecturas sobre o grupo de Portugal de apuramento para o Euro 2012. Muito vai depender do que se passar no Mundial. Muita coisa pode mudar, em função do que acontecer na África do Sul.
De qualquer modo, o grupo não é mais fácil do que o grupo de apuramento para o mundial. E o facto de ter cinco ou seis equipas também não é decisivo. É tão fácil ou tão difícil ser o segundo melhor (que tem entrada directa no Europeu) num grupo de cinco como de seis, já que os jogos que para esse efeito contam são os realizados com o primeiro, o terceiro, o quarto e o quinto.
Só a vitória no respectivo grupo assegura, sem outras contas, a entrada directa no Europeu (9 equipas). As outras cinco sairão (uma) do segundo melhor de todos os grupos (o que só se sabe no fim e depende sempre daquilo que os outros fizerem) e (quatro) dos quatro play-offs entre os oito restantes segundos classificados. A Ucrânia e a Polónia têm entrada directa como países organizadores.
A fase final do campeonato de 2012 será, portanto, jogada entre 16 equipas. Somente a partir da fase final do campeonato de 2016 haverá 24 equipas.
De momento, a selecção mais apta a discutir o primeiro lugar com Portugal é a Dinamarca, com a qual Portugal perdeu e empatou no apuramento para o Mundial, acabando, ironicamente, por lhe ficar a dever o segundo lugar…quando tudo já parecia perdido.

Sem comentários: