terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

PROGRAMAS PARA ATRASADOS MENTAIS










OS EXEMPLOS A EVITAR E OS EXEMPLOS A SEGUIR
Os programas sobre futebol com comentadores residentes do Benfica, do Porto e do Sporting, na SIC N (o Dia Seguinte), na TVI 24 (Prolongamento) e o na RTP N (o Trio de Ataque) são verdadeiros programas para atrasados mentais e descredibilizadores do futebol. É o futebol levado à sua irracionalidade máxima, esforçando-se cada um dos intérpretes por parecer mais imbecil que os outros.
Programas como estes só são possíveis num país de gente muito inculta, acrítica e sem qualquer capacidade de se distanciar relativamente àquilo que possam ser as suas simpatias clubistas. Depois são programas que criam nos ouvintes uma crispação desnecessária e injustificável, além de constituírem, sob todos os aspectos, nomeadamente do ponto de vista argumentativo, um dos exemplos mais negativos que se pode dar a um público pouco instruído.
Constituiria um notável e saudável exercício de serviço público acabar com eles ou, no mínimo, deixá-los sem audiência.
Em contrapartida há programas de futebol saudáveis, interessantes, feitos com a participação de pessoas que se divertem com o futebol e que gostam de apreciar o que nele há de mais interessante: o talento dos jogadores e dos treinadores. Como, por exemplo, o “Resultado Final” da Sport TV.

Sem comentários: