segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

ESPECTACULAR EXIBIÇÃO DO BENFICA



O PORTO TAMBÉM GANHOU

O Benfica realizou hoje, contra o Guimarães na Luz, uma das mais espectaculares exibições dos últimos anos. Quis e a sorte e o árbitro que o resultado tivesse ficado apenas por 3-0.
Vale a pena começar por aqui: pelo árbitro. Foram as arbitragens que deram ao Porto a maior parte dos pontos que leva de vantagem sobre o Benfica. Mas atenção: o árbitro só foi decisivo, porque o Benfica estava longe do seu melhor. Com a equipa a jogar como actualmente joga, o Benfica ganha com facilidade às duas equipas: à adversária e à de arbitragem, como hoje aconteceu. Também hoje o árbitro, por sua exclusiva iniciativa, resolveu anular um golo limpo a Saviola, tal como Cosme Machado havia feito o mesmo a Javi Garcia, no domingo passado. Nenhum deles foi necessário para ganhar, mas vai haver um domingo em que vai ser…
E Cardozo viu igualmente ser-lhe anulado um golo por estar em linha, enquanto no jogo do Porto, em Braga, Otamendi, ligeiramente adiantado, viu o golo que marcou ser validado. Critérios…
De salientar no jogo da Luz a excelente exibição de Sidnei, um golo e um passe longo para Aimar marcar um dos mais belos golos do campeonato. Bonito golo também o Carlos Martins já no fim do encontro.
No Benfica apenas Cardozo não está ao nível do ano passado. Falhou mais um penalty, desta vez com o resultado em 2-0, num pontapé sem nexo, para as bancadas. Está na hora de Jorge Jesus escolher outro marcador ded penalties.
Depois deste jogo e da vitória do Porto em Braga, a questão que agora se põe é saber se o Benfica consegue manter o mesmo nível exibicional e de eficácia, sabendo que o Porto não cede. E sabendo também como têm sido fracas e pouco competitivas um certo número de exibições dos adversários do Porto, no Dragão. Pior ainda: sabendo que o terceiro classificado está a doze pontos! Vai ser preciso muito brio, para não ceder à facilidade…
Pena também que o segundo jogo das meias-finais da Taça de Portugal não ocorra dentro do tempo normal e se tenha de esperar por ele numa altura em que o campeonato já estará decido.
Se o Porto ganhar o campeonato, na história ficará essa vitória e não o excelente futebol praticado pelo Benfica. De facto, é lamentável que uma equipa que está em vias de bater os mais brilhantes records do clube não ganhe o campeonato.
No jogo de Braga, o Porto jogou o suficiente para ganhar a um Braga fraco, que é uma sombra da equipa do ano passado. Sem jogar muito, sem ser brilhante, o Porto ganhou naturalmente.
No sábado, o Sporting continua igual a si próprio. Empatou em Olhão, mas conserva o terceiro lugar.

Sem comentários: