domingo, 27 de fevereiro de 2011

FIM-DE-SEMANA MOVIMENTADO



O PORTO CAMINHA PARA A VITÓRIA NO CAMPEONATO

O fim-de-semana começou com a exoneração de Paulo Sérgio como treinador do Sporting. Rescisão amigável, diz-se. Ou seja, o Sporting comprometeu-se a pagar o contrato até ao fim, não tendo, portanto, Paulo Sérgio necessidade de recorrer aos tribunais para reclamar os seus direitos. Daí o “amigável”.
Depois do que se passou no jogo contra o Glasgow Rangers, Paulo Sérgio não tinha condições para continuar. O golo que ditou a eliminação do Sporting é bem o espelho da equipa. E é também o retrato do seu comando técnico. Embora equipa e técnico também sejam vítimas da “nomenklatura” sportinguista.
Enfim, depois da demissão do presidente, da exoneração do director desportivo, depois da transferência de Liedson para o Corínthians, da rescisão de Paulo Sérgio, só faltava mesmo o director geral assumir as funções de treinador. Que tem de comum com a “nomenklatura” que o nomeou, idêntica proximidade ao FC Porto.
Pelo Sporting, portanto, tudo, infelizmente, normal.
Restam os candidatos a presidente que ainda não tiveram verdadeiramente tempo de se exibir, mesmo aqueles que não representam qualquer surpresa por serem demasiadas conhecidas as suas posições e as consequências dessas posições.
Em Olhão, o Porto ganhou naturalmente. Nem na primeira, nem na segunda parte o Olhanense mostrou argumentos capazes de se impor ao Porto. Com esta vitória, o Porto entreabriu a porta do título por mais brilhante que continue a ser a prestação do Benfica. O que se passou no início do campeonato – árbitros e fracas exibições – acabará por ditar o resultado final.
Com uma vitória concludente por 3-0, um bom golo de Belluci e dois de Falcao, à ponta de lança, resolveram o desafio, sem que o Olhanense verdadeiramente tivesse tido uma grande oportunidade de golo.
De sublinhar apenas, no que respeita ao Porto, a notícia do Record que dá como seguro a existência de um pré-acordo entre a SAD portista e o treinador do Beira-Mar. Notícia que, como se viu, muito irritou o “chefe” da SAD, que não se inibiu de utilizar as suas habituais grosserias para a contestar. Verdade ou mentira a notícia aí está. Tal como em tempos esteve a de Villas-Boas quando ainda era treinador da Académica e que, por duas vezes, “engodou” o Sporting.
Quem não tem nada com isto, nem com a designação de José Couceiro para treinador do Sporting, é Jesus, como treinador do Benfica. Por isso, deveria ter ficado calado e não opinar sobre assuntos que não lhe dizem respeito.
Em concorrência com o Sporting, temos ainda a derrota do Guimarães em casa, na estreia do novo treinador da Académica e a vitória do surpreendente Paços de Ferreira sobre o Vitória de Setúbal, cada vez mais perto dos lugares de descida.
Finalmente, em Espanha, o recém-adversário do Porto, empatou no Vicente Calderón, e o Barcelona passeou a sua classe em Maiorca, onde ganhou por 2-0.
Em contrapartida, o Real Madrid empatou a zero na Corunha, onde já não ganha há muitos anos, ficando agora a sete pontos do Barcelona. Mourinho, mau perdedor, como sempre, atribui o inêxito a forças ocultas, que o obrigam a jogar à quarta e…ao domingo! Este Mourinho, não perde os “grandes” hábitos que aprendeu na casa-mãe. Mas não está a ser inteligente: estas desculpas podem colher junto das claques merengues, mas não têm qualquer acolhimento no adepto normal do Real Madrid!

Sem comentários: