terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O DUELO MESSI-RONALDO



















OU O PORTUGAL-ARGENTINA DE AMANHÃ



A imprensa desportiva da península, mais correctamente: a de Portugal e a de Madrid, não se tem cansado de trazer para a primeira página o jogo de amanhã, em Genebra, entre Portugal e a Argentina, não apenas pelo mérito que as duas equipas merecem, mas principalmente por aquilo a que chamam o duelo Ronaldo-Messi.
Qual dos dois é o melhor? Até parece que o jogo tem por fim esse objectivo: saber qual dos dois é o melhor.
Antes de irmos a esse suposto duelo, convém dizer que Portugal nunca defrontou a Argentina em jogos oficiais. Em jogos particulares as duas selecções defrontaram-se por 6 vezes, quatro em Lisboa e duas no Rio de Janeiro.
Nos jogos realizados em Lisboa, 1928, 1952, 1954 e 1961, Portugal empatou o primeiro por 0-0, perdeu os dois seguintes por 1-3 e o último por 0-2.
Nos jogos disputados no Rio de Janeiro, em 1964 e 1972, o primeiro integrado num torneio amigável chamado “Taça das Nações”, e o segundo no torneio da “Independência do Brasil”, também amigável, Portugal perdeu o primeiro por 0-2 e ganhou o segundo por 3-1.
Nos jogos disputados em Lisboa, em 1952 e 1954, os dois golos de Portugal, foram marcados por Travassos, tudo numa época em que a marcação de um golo que fosse, a uma equipa com o prestígio da Argentina já era, em si, um feito! No dia do jogo de 1954 nasceu a filha de Matateu e o famoso moçambicano para comemorar a data pôs à filha o nome de Argentina!
Os golos portugueses na vitória de 1972, no Rio de Janeiro, foram marcados por Adolfo, Eusébio e Dinis.
Feita a estatística dos jogos entre as duas equipas, fica o tal duelo Messi-Ronaldo. Por muito que custe aos portugueses, toda a gente sabe que Messi é melhor do que Ronaldo. Embora lhe falte um título a nível de selecção, Messi tem demonstrado no Barcelona que é o grande jogador das pequenas e das grandes ocasiões. Nos grandes duelos, Messi está sempre presente. E não falta quem o coloque no topo de todos os tempos, bem ao lado das lendárias “estrelas” argentinas, Di Stéfano e Maradona!
Com Ronaldo, infelizmente, não se passa o mesmo. Nos jogos importantes, nos grandes torneios, contra grandes equinas, Ronaldo "desaparece”, tanto na selecção como nas equipas de clube. Se não se pode dizer que ele seja uma espécie de “Fernando Mamede” do futebol, porque Ronaldo joga muitas vezes bem ou muitíssimo bem em jogos oficiais, a verdade é que nos grandes confrontos que teve de disputar tanto na selecção portuguesa, como no Manchester ou no Real Madrid, Ronaldo ficou sempre aquém do que dele se esperava, salvo no Euro 2004, em que, ainda “criança”, jogou sempre bem.
Como o jogo de amanhã não é oficial, pode ser que Ronaldo repita a exibição que fez, em Lisboa, no particular contra a Espanha. E espera-se também que Bruno Alves ou Pepe, se jogarem, não tenham ouvido as recentes palavras de Mourinho e não “agridam” Messi…
Mas o jogo tem certamente outros motivos de interesse: a selecção da Argentina está recheada de “estrelas” e a portuguesa, com Paulo Bento, tem sempre dado bons espectáculos.
É isso que se espera sem picardias, nem agressões!

Sem comentários: