segunda-feira, 18 de abril de 2011

CRUYFF CONFIRMA ANÁLISE DESTE BLOGUE SOBRE MOURINHO


MOURINHO DISFARÇA O RM DE EQUIPA MENOR

Johan Cruyff confirma, ponto por ponto, as analises que aqui têm sido feitas sobre Mourinho. Depois do banho de bola há uns meses levou em Camp Nou, quando ainda estava hesitante entre assumir a grandeza do Real ou fazer dele uma espécie de Inter de Madrid, Mourinho decidiu que nunca mais voltaria a perder por aquela vergonhosa margem, nem que para isso tivesse que transformar a maior equipa do mundo – a equipa do século XX – numa vulgar equipa de futebol defensivo que luta para não descer de divisão. E foi o que passou a fazer nos grandes confrontos. O RM joga como aqui há uns anos jogavam em Portugal as equipas que lutavam para não descer de divisão.

Só que o objectivo de Mourinho, embora usando os mesmos processos, é diferente. Joga para ganhar títulos. E pode fazê-lo porque tem consigo alguns dos melhores jogadores do mundo.

E é isso que leva Cruyff a afirmar que “Mourinho não é um treinador de futebol, mas de títulos. Não é um técnico se olharmos para este desporto como um espectáculo, para os adeptos, seja no estádio, seja em directo”.

E continua a velha glória do futebol holandês e mundial: “Quem joga em casa, em Santiago de Bernabéu, com sete defesas, tem muito medo”. E acrescenta, igualmente no sentido já referido neste blogue: “Bernabéu não permite uma gestão deste tipo de treinadores”.

Cruyff diz ainda que Mourinho disfarça o RM de equipa menor, pondo-a a jogar atrás, para em contra-ataque tentar tirar partido do adiantamento da equipa adversária, embora sujeitando-se como sempre tem acontecido a que a sua equipa, massacrada pelo adversário, cometa muitas faltas e sofra expulsões.

Finalmente, Cruyff entende ainda que pôr Pepe a jogar no meio-campo é um convite a que vá para o balneário mais cedo.

Só faltou dizer que Pepe tem gozado, principalmente na Champions, da benevolência dos árbitros, como aconteceu contra o Olympique de Lyon.

Mourinho não gosta de futebol. Gosta de ganhar. Mourinho tem um futebol covarde face aos artistas de que dispõe. O futebol ficaria a perder…se Mourinho ganhasse, como durante anos a fio ficou a perder quando as tácticas do catenaccio italiano dominavam parte do futebol europeu. Viva a Premier League!

3 comentários:

Anónimo disse...

Se o caro "blogger" tivesse acompanhado a troca de argumentos entre o Cruyff e o Mourinho no tempo do Chelsea,
ia ver que este senhor não passa de um ex-treinador frustrado e invejoso.
Como lhe disse o Mourinho na altura, ele que vá treinar um clube e depois falámos.

Serafim Costa disse...

Não é disso que estamos a falar. Isso é conversa à Pinto da Costa, que não tem cabimento neste blogue. Penso eu.

Anónimo disse...

"Estamos a falar", quem, pergunto eu?
Que eu saiba, o autor do texto não é Serafim, mas, enfim...

Como é possível afirmar com seriedade que o FCP de Mourinho não jogava futebol, o Chelsea de Mourinho não jogava futebol, o Inter de Mourinho não jogava futebol, o Real Madrid não joga futebol?
Se se quiser comparar apenas com o Barcelona dos últimos anos, de caras que o Barça joga muito mais. Mas em que é que isso vem em desabono do Mourinho? Pelo contrário, lembrem-se das eliminatórias com o Inter, a superioridade em Milão e uma 2ª mão em Barcelona com menos 1 jogador. Uma lição em duas mãos, uma liga dos campeões brilhantemente ganha. Vamos lá a ver este ano o que acontece. Se ganhar a melhor equipa, ganha o Barça, se ganhar a equipa com o melhor treinador, ganha o Real.
Este é o mundo real em que nos encontrámos.