quinta-feira, 21 de abril de 2011

MOURINHO GANHOU A COPA DO REI AO BARÇA



MÉRITO? SIM, DO ANTI-FUTEBOL

Como se esperava, depois do jogo de sábado passado, Mourinho acabou por levar a melhor sobre o Barcelona, na final da Copa do Rei, em Valencia, com um golo de Cristiano Ronaldo, no prolongamento.
Muito continuarão ver neste triunfo a prova do imenso talento de Mourinho. Se se olhar o futebol como um simples confronto agonístico entre duas formações, algo parecido com uma batalha, da qual depende o futuro e a sorte dos que nela participam, sim, há mérito e talento.
Porém, se o futebol for olhado como um confronto lúdico e aleatório, em que os próprios intervinientes se empenham e se divertem, destinado a proporcionar espectáculo aos que no campo ou pela televisão o seguem emocionados, tem de considerar-se que Mourinho é a negação do futebol como espectáculo.
Mourinho joga com o único objectivo de ganhar, nem que para isso tenha de sacrificar completamente o futebol. Aliás, ele nem se dá conta que está a sacrificar algo, porque é para ele tão evidente que o que está em jogo é apenas um confronto que tudo o resto lhe passa à margem.
Mais uma vez, foi penoso ver hoje dez dos melhores jogadores do mundo, metidos no seu meio-campo com o único objectivo de impedir o Barcelona de jogar. todavia, como os jogadores que fazem este triste espectáculo são muito bons, acontece que num contra-golpe podem marcar e garantir vitória.
Foi isso o que mais uma vez aconteceu. Numa bola lançada sobre o lado esquerdo, Di Maria foi mais rápido que Dani Alves, centrou e Ronaldo foi soberbo no golpe de cabeça. Estava alcançada a vitória.
Uma grande frustração para os artistas de Guardiola, que, a bem do futebol e do espectáculo que ele proporciona, vão ter de encontrar o antídoto para este anti-futebol de Mourinho, próprio de uma equipa de terceiro nível.
O futebol de Mourinho faz lembrar o do “falecido” Estrela da Amadora no tempo de Fernando Santos, quando se deslocava ao Estádio da Luz para empatar por 0-0, ou, quem sabe, num golpe de sorte ganhar. Só que os jogadores do Estrela eram pagos a pataco enquanto os do Real são pagos a peso de ouro. Mereciam outra consideração...
É triste para o futuro do futebol que treinadores como Mourinho continuem a ganhar assim, embora seja certo que as suas potencialidades estão cada vez mais limitadas aos jogos a eliminar.

4 comentários:

toni bravo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Mourinho, el Mejor Entrenador del Mundo

Anónimo disse...

Mourinho, el Mejor Entrenador del Mundo

Anónimo disse...

Mourinho, el Mejor Entrenador del Mundo