domingo, 3 de abril de 2011

BENFICA HUMILHADO NA LUZ

ARBITRAGEM SEM CLASSE

Começando pelo árbitro: é mais um sem classe, como quase todos ou mesmo todos os que andam no futebol português. Ou porque têm “telhados de vidro”, ou porque são pouco inteligentes, a maior parte deles não tem autoridade para se impor aos jogadores, a não ser por via de um autoritarismo estúpido que acaba sempre por estragar o espectáculo.

Em regra, na maior parte dos jogos, os jogadores respeitam-se e raramente são violentos ou, mais correctamente, só alguns são violentos.

Os árbitros é que têm em Portugal muita dificuldade em respeitar os jogadores e o público. Ainda hoje, na Luz o árbitro começou o jogo da pior maneira: interrompendo uma jogada perigosa para marcar uma falta que até parece não ter existido. Se fosse para expulsar o pretenso faltoso ou, ao menos, para lhe mostrar um amarelo, ainda se justificaria, mas não estando em causa nem uma nem outra punição, deveria ter deixado seguir o jogo. Consequência: quem acabou por levar o amarelo foi um jogador que conduzia a bola, por ter protestado a decisão do árbitro.

Depois continuou a marcar faltas que não existiam, para um e outro lado, e a mostrar amarelos por faltas menores. Marcou um penalty a favor do Benfica que parece não ter existido e puniu com amarelo Otamendi, que demonstrou ser um jogador correcto. No segundo tempo expulsou-o, por aparentemente ter feito obstrução numa jogada em que não a poderia evitar.

Verdadeiramente, só houve duas faltas graves e violentas: a de Cardozo, bem expulso e a de Moutinho, que deveria ter sido expulso e não foi.

Portanto, e em conclusão, um árbitro sem classe.

Do jogo propriamente dito, só há dizer que o Porto ganhou bem e até poderia ter ganho por mais. O Benfica foi arrogante na sua melhor fase do campeonato, foi triunfalista, chegou a dizer que à vantagem pontual do Porto haveria que descontar os três pontos do jogo da Luz e outras coisas do género. E na hora da verdade foi o que viu. Uma vergonha.

É claro que Maxi Pereira faz muita falta, mas uma equipa de primeiro plano tem de ter substitutos à altura. E Ayrton não é claramente um substituto à altura, sendo até de pôr em dúvida a verdade da sua lesão.

E Sidnei é um irresponsável, a ele se devendo um golo do Porto, mais um que o Benfica não marcou por ele se ter posto na frente da bola! De Roberto há a dizer que é um guarda-redes que dá “frangos” incríveis, tão incríveis como outras defesas que faz. E isso destabiliza completamente a equipa como aconteceu no princípio da época.

O Benfica ainda poderia ter ânimo para tentar contrariar o jogo do Porto se tudo se passasse normalmente, mas um “frango” daqueles aos oito minutos de jogo deitou tudo a perder.

A saída de Jara foi um erro e é muito duvidoso que Aimar não devesse ter continuado por mais tempo. Que culpa tem ele de o Javi Garcia ter feito várias asneiras?

O Porto ganhou bem como já se disse e mereceu ser campeão na Luz.

De realçar a correcção com que o jogo decorreu, apesar das duas expulsões.

Vergonha, inacreditável vergonha, indigna do Benfica, foi o que se passou no fim do jogo. É inadmissível que o Benfica tenha apagado a luz e posto a água a correr. Que exemplo dá uma direcção que assim procede aos energúmenos que andam pelas claques?

Qualquer benfiquista do “velho Benfica” fica envergonhado com o que passou e não pode deixar de condenar veementemente o comportamento de uma direcção cada vez mais parecida com a de Pinto da Costa.

Fora do Benfica os que se comportam sem dignidade. Fora!

Sem comentários: