segunda-feira, 11 de abril de 2011

O BENFICA ARRASTA-SE PENOSAMENTE


E DESVIRTUA O CAMPEONATO


O que se está passando com o Benfica é a imagem do que aconteceu há oito dias no fim do jogo contra o Porto na Luz: uma equipa sem perspectivas comandada por uma direcção sem rumo.

O pior que pode acontecer a uma equipa, como a uma pessoa, é perder a sua dignidade face ao infortúnio ocasional ou provocado.

Depois da derrota em Braga, o Benfica empatou na Luz com o Portimonense, último classificado, perdeu com o Porto, primeiro classificado e voltou a perder na Figueira da Foz contra a Naval, penúltimo classificado.

O Benfica tinha obrigação de ganhar estes três jogos, independentemente dos efeitos que tais vitórias pudessem ter na classificação geral. Tinha obrigação de ganhar em defesa da honra, em defesa da verdade desportiva e, acima de tudo, pelo respeito que deve aos associados e simpatizantes.

A pouca vergonha que o Benfica anda a fazer nesta parte final d campeonato vai ter consequências muito negativas no prestígio do clube e, contrariamente ao que se pretende fazer crer, também nas provas ainda em disputa.

Quem aceita a derrota como uma situação normal ou quem do alto das suas responsabilidades defende a “gestão do plantel” como o mais importante a fazer neste momento, está a prestar um mau serviço ao Benfica e ao seu futuro. Quando se ouve altos responsáveis do clube a fazer estupidamente a defesa de tais pontos de vista, o menos que se lhes pode exigir é que se demitam.

Na Espanha o Real e o Barça com compromissos europeus e nacionais importantes no futuro próximo não deixam de ganhar os jogos que têm pela frente, qualquer que seja a composição da equipa.

O Benfica deste ano está um passo do Benfica de Vilarinho treinado por Toni. E há todas as razões para supor que esse passo vai ser dado!

Sem comentários: