sexta-feira, 8 de abril de 2011

VITÓRIAS DO BENFICA E DO PORTO NA LIGA EUROPA


O BRAGA EMPATOU EM KIEV


Aparentemente, o Benfica e o Porto estão nas meias-finais da Liga Europa e Braga vai a caminho. Mas só aparentemente, porque na realidade apenas o Porto tem a eliminatória garantida.

O Sporting de Braga vai ter em casa mais dificuldades do que aquelas que experimentou em Kiev, onde beneficiou de uma expulsão incrível de Shevchenko que muito lhe facilitou o jogo do Braga na segunda-parte.

Sem nunca ter estado perdido, o Braga teve alguma sorte. Primeiro, na forma como obteve o seu golo - um auto-golo - e depois por não ter sofrido mais nenhum, sem com isto se retirar o mérito do seu guarda-redes em vários lances. Como sempre, esteve excelente.

É difícil fazer um prognóstico sobre o desfecho desta eliminatória, embora a carreira internacional do Braga esta época permita acalentar todas as esperanças.

Independentemente da natureza do campo em Moscovo, o Porto já tem a eliminatória garantida. O Spartak não tem a menor hipótese de virar o resultado de 5-1.

O Porto começou mal o jogo, poderia ter sofrido golos por duas vezes, mas depois do primeiro golo de Falcao a equipa redimiu-se e embalou para uma grande exibição na segunda parte, com mais dois golos do colombiano, um de Varela e outro de Maicon.

Falcao assume-se cada vez mais como o grande jogador do Porto. Com Falcao a equipa é uma coisa, sem ele é outra, completamente diferente. Falcao é hoje um dos grandes pontas de lança do futebol mundial, e tem no Porto quem o saiba servir na perfeição.

O Benfica, depois da derrota de domingo e quando se temia que ela tivesse consequências na subsequente produção da equipa, apresentou-se na Luz com o propósito de fazer uma grande exibição. O público, que igualmente se acreditava que pudesse começar a desertar, correspondeu em grande número, proporcionado a maior assistência da época.

Os argentinos do Benfica “encheram” o campo com a sua arte, mas a classe de Fábio Coentrão e a grande categoria de Maxi Pereira foram igualmente decisivas para o resultado alcançado.


Vencer o PSV Eindhoven, ou qualquer outra equipa, por 4-1, numa prova a eliminar, é sempre um grande resultado em qualquer parte do mundo. Mas o Benfica somente terá tranquilidade na Holanda se marcar um golo e quanto mais cedo o marcar, melhor. Se isso não acontecer, passará um mau bocado, num campo muito difícil, onde outras equipas, no passado, em provas internacionais, já foram goleadas.

No jogo desta noite da Luz o Benfica poderia ter marcado mais golos. Alguns foram falhados de forma incrível, tanto no primeira como na segunda parte. Depois do golo sofrido, o Benfica intranquilizou-se e perdeu a confiança com que se vinha exibindo. Essa pequena fase do jogo é bem o exemplo do que pode acontecer em Eindhoven.

Grandes exibições dos laterais, Coentrão e Maxi, grande exibição de Aimar – uma das melhores da época -, que marcou o primeiro golo, dois golos de Salvio, igualmente com uma grande exibição, e outro a finalizar de Saviola, que poderia ter marcado mais.

Roberto voltou a falhar, mas não adianta falar mais no assunto até final da época.

Sem comentários: