segunda-feira, 4 de abril de 2011

O BENFICA DEVERIA PEDIR DESCULPA

AO PORTO E AOS SEUS ADEPTOS


O gesto de ontem à noite, na Luz, foi indigno de um grande clube com as tradições do Benfica. A derrota, embora dolorosa, mesmo quando não tem qualquer importância para o desfecho da competição, não pode, nunca pode, servir de pretexto para um acto de despeito, de anti-desportivismo, de desprezo pelo adversário, quaisquer que sejam os méritos deste nesses mesmos planos.

Actuando como actuou, o Benfica coloca-se ao nível do que de mais baixo há na prática desportiva. E a questão que agora se põe é exactamente saber o que tal gesto indicia. À primeira vista ele parece querer dizer que o Benfica está também disposto a enveredar por caminhos que, em teoria, até agora sempre tinha rejeitado: o da vitória a qualquer preço e por qualquer meio.

Há indícios que apontam para comportamentos lamentáveis, que não eram habituais no grande clube da Luz, como certas intervenções televisivas de alguns dos seus responsáveis, que, pela arrogância com que se exprimem, pelo fundamentalismo das suas opiniões, estão cada vez mais próximo dos processos e daqueles que dizem querer combater.

Em conclusão: o que se passou ontem na Luz não pode ficar pela sanção desportiva. Exige-se que os responsáveis do Benfica apresentem desculpas aos seus adeptos e ao FCP.

Aliás, no plano desportivo foi uma derrota “limpinha”, que só peca por escassa. Se o Benfica não estava competitivamente preparado para “dar luta”, se os jogadores (ou alguns deles) achavam que já não valia a pena, por que não desvalorizaram o jogo durante a semana que o antecedeu?


Depois, no plano técnico-táctico, também ninguém compreenderá, em primeiro lugar, a opção por Ayrton a defesa direito, um jogador pesado, lento, à partida incapaz de travar qualquer extremo minimamente veloz. A prova de que ele não tinha aptidões para o desempenho do lugar, está evidente na forma como saiu do jogo, dando toda a impressão de que a “lesão” foi uma demonstração evidente da sua incapacidade para continuar em campo.

Como incompreensíveis são as substituições no começo da segunda parte. Aimar, que estava empenhado no jogo – era dos mais empenhados – deveria ter continuado mais tempo e a substituição de Jara pelo abúlico Cardozo, que passa o tempo a mascar chicletes, foi de todo incompreensível, não por Cardozo ter sido expulso logo a seguir, mas por Jara dar muitas mais garantias de eficácia e de entrega ao jogo do que o actual Cardozo.

E o papel de Sidnei no Benfica também tem de ser reavaliado, apesar da recente prorrogação do contrato. No seu estilo “bailarina”, Sidnei deixa no espectador frequentemente a imagem de alguma irresponsabilidade. Ontem ofereceu um golo a Falcao, que o desperdiçou, deixou isolar Rodriguez, valeu Roberto, e “defendeu” o remate que, no fim do jogo, daria o empate ao Benfica. É muito para um jogador só!

Depois vem o caso de Roberto. O jovem guarda-redes espanhol teve um começo de época para esquecer. Nos jogos particulares os deslizes foram-se sucedendo. E nos primeiros jogos oficiais foi uma desgraça, nas três derrotas iniciais houve erros clamorosos de Roberto. Depois, estabilizou e até chegou a fazer em vários jogos defesas excepcionais. Mas os “frangos” voltaram, não com a frequência dos primeiros jogos, mas sempre em ocasiões muito comprometedoras para a equipa. E perante tais factos – faz defesas incríveis e sofre golos igualmente incríveis - a questão que se coloca é saber se não estamos a repetir o caso Moreto, que também fazia defesas impossíveis, até penalties, e deixava entrar golos inadmissíveis.

Um guarda-redes com estas características, por muito que as grandes defesas superem os “frangos”, é um guarda-redes que destabiliza a equipa. E uma grande equipa não pode sentir tal instabilidade na sua baliza. Quem não se lembra do que aconteceu ao Barcelona na época pós Zubizarreta?

O Benfica precisa de um guarda-redes mais regular: não precisa de fazer defesas impossíveis, basta que não sofras golos incríveis. Um guarda-redes como o do Braga…

Finalmente, é de crer que esta derrota de ontem possa ter efeitos catastróficos na equipa. Se a derrota de Braga, apesar das condições em que foi sofrida já teve as consequências que se conhecem, imagine-se o que poderá acontecer com a de ontem…

2 comentários:

71460_5/8 disse...

nem pensar!

só merece respeito quem respeita! 1º têm eles de pedir desculpa por tudo o que têm feito! eles não hasteiam a nossa bandeira, não anunciam o nome do nosso clube entre outras parvoíces e nós é que temos de pedir desculpa? chega uma altura em que quando a falta de respeito é demasiada tem de proceder a punições! o mesmo faz um pai a um filho. e se nem a Liga nem a Federação actuaram quando deviam (e foram vários os jogos em que as faltas de respeito ocorreram) então o Benfica tem de actuar por si mesmo.

Ricardo Viana de Lima disse...

Tiago
Não é a melhor solução. O Benfica só será grande relativamente a eles, se for diferente. Se for igual ou tentar ser igual só perderá grandeza.