quarta-feira, 7 de março de 2012

AINDA A ARBITRAGEM DE PEDRO PROENÇA



PROENÇA É CORRUPTO?



Tendo em conta o historial de Pedro Proença nos jogos em que apita o Benfica é de admitir, em primeiro lugar, que a tal simpatia clubista que se diz o árbitro ter declarado é manifestamente falsa e depois que Proença apita deliberadamente contra o clube da Luz.

Que a alegada simpatia clubista é falsa não resulta, como é óbvio, do facto de o árbitro não favorecer o Benfica, o que seria inadmissível, mas de deliberadamente o prejudicar. E, claro, está muito mais à vontade para o fazer depois de ter feito constar que até é simpatizante do clube. Há todas as razões para supor que se trata de uma jogada maquiavélica de alguém que manipula os árbitros de Lisboa não só por toda a gente estar de sobreaviso sobre a manipulação dos árbitros de outras regiões, o que aconteceu durante mais de duas décadas, mas por relativamente aos da capital ser muito mais fácil iludir aquela suspeição.

Em segundo lugar, sendo Proença um árbitro internacional, que até está escolhido para apitar no próximo europeu, tem de admitir-se que a UEFA lhe reconhece alguma competência já que não iria arriscar-se a levar para a Polónia e a Ucrânia um árbitro capaz de distorcer abertamente a verdade desportiva. E, de facto, há razões para supor que Proença não é incompetente ou, pelo menos, não é tão incompetente como as arbitragens dos jogos do Benfica deixariam supor. Basta passar em revista sete ou oito vídeos, disponíveis no you tube, de arbitragens de jogos do Benfica por Proença para imediatamente se perceber que não é por incompetência que Proença prejudica o Benfica. Dois ou três exemplos: no jogo contra o Porto, no Dragão, Proença está a menos de dos metros e de frente para o lance entre Lizandro e Yebda e, não obstante, ter visto uma simulação punível do jogador do Porto, marcou penalty contra o Benfica! No jogo contra o Braga, Proença, em cima do lance, perdoa uma agressão sobre Gaitan, outra sobre Javi Garcia e um penalty descarado sobre Luisão! Tudo jogadas que ele viu. Num famoso jogo contra o Boavista, quando Valentim Loureiro era o Vice-rei das arbitragens, Proença perdoou dois penalties descarados cometidos na sua frente um dos quais na sequência de uma jogada bem violenta. E a história poderia continuar em jogos contra o Penafiel, o Sporting, etc.

Conhecido que é este historial de Proença, não pode deixar de responsabilizar-se o presidente do Benfica por não se ter oposto imediata e resolutamente à sua nomeação. Vieira deveria ter dito que com aquele árbitro o Benfica não jogaria, mesmo que isso lhe acarretasse a perda de três pontos. E deveria ter dito mais: que aceitaria qualquer outro árbitro, até mesmo Pinto da Costa, o Rei das arbitragens, mas Proença não. Tendo deixado as coisas seguir o seu rumo tem o resultado esperado. Agora é tarde para se queixar.

Os comentadores do Sporting de segunda e terça-feira acham que Proença é um árbitro como os outros e que na Luz até nem esteve muito mal. Eduardo Barroso já está muito preocupado com o árbitro que vai apitar o Benfica em Paços de Ferreira, porque, como toda a gente percebe, esse jogo é decisivo para o futuro do Sporting no campeonato em curso! Ou seja, Barroso, como todos os demais sportinguistas que opinam nos media, já tem a época ganha …se o Benfica a perder!

Por seu turno, o Guedes do Porto não tem dúvida: Proença favoreceu o Benfica do primeiro ao último minuto. Ao menos o Guedes tem a virtude de deixar logo claro que não tem qualquer vergonha e que está ali para defender o Proença a qualquer custo!

Sem comentários: