quinta-feira, 8 de março de 2012

MESSI ARRASA BAYER DE LEVERKUSEN

Messi (foto AP)


MESSI O GÉNIO IMPAR DO FUTEBOL

Esta noite assistiu-se em Camp Nou a uma exibição de Messi que ficará para sempre na história do futebol. Uma exibição que deslumbra não apenas quem, em directo, assistiu a ela mas também todos aqueles que pelos tempos fora vão ter possibilidade de a ver e rever.
Batendo o seu anterior record, Messi marcou  cinco golos, alguns verdadeiramente fantásticos, ao Bayer de Leverkusen, dois na primeira parte e três na segunda, na vitória do Barcelona por 7-1! Muito bom também o golo de Bellarabi já sobre os noventa minutos de jogo.
Não é a primeira vez que numa competição europeia um jogador marca cinco golos – Altafini, de triste memória para o Benfica, anos 60, já o havia feito pela Juventus e também o dinamarquês Soren Lerby pelo Ajax - mas é a primeira vez que o melhor jogador do mundo de todos os tempos marca cinco golos! Com os golos de hoje, Messi fica com doze golos em sete jogos na Champions.
De sublinhar também os dois golos do jovem Tello que entrou no segundo tempo (por um triz não marcou o terceiro) e também como não poderia deixar de ser a composição da equipa do Barcelona apenas com cinco estrangeiros no decurso do jogo, embora alguns deles formados em La Masia, numa época em que as grandes equipas europeias às vezes nem um nacional tem.
É difícil perceber como uma equipa fantástica como o Barcelona tem dez pontos de diferença relativamente ao Real Madrid. Os maus resultados fora de casa são a causa aparente desta diferença já que no confronto entre as duas equipas o Barça levou sempre a melhor, tanto nos resultados como nas exibições.
Bem se pode dizer que Mourinho, não obstante o mérito das vitórias alcançadas, teve a sorte de encontrar um Barcelona que se encarregou de lhe proporcionar os pontos que nos confrontos directos lhe negou. E quando assim acontece não há recuperação possível por mais fantástica que a equipa seja. O Real vai ganhar a Liga, ao Barça resta-lhe ganhar a Copa do Rei e a Champions.
Na RTP, tão maltratada pelos falsos medidores de audiência, o comentador Tadeias esforça-se por tirar o mérito à vitória do Barcelona e à exibição de Messi com base nas fraquezas alheias. Além de ser uma atitude estupidamente sectária – todo o mundo percebe porquê – é também ridícula.
No outro confronto, em Nicósia, entre o Apoel e o Lyon, os cipriotas apuraram-se no desempate por grandes penalidades. Depois da derrota na França por 1-0 e idêntico resultado em casa, com golo de Manduca, que acabaria por ser ingloriamente expulso no prolongamento, foram os penalties a ditar a passagem do Apoel aos quartos-de-final.
Que não haja qualquer ilusão: os cipriotas que eliminaram o Porto e Shaktar Donetz e agora o Lyon têm uma excelente equipa. Praticam um futebol vistoso e eficaz, além de defenderem muito bem. Quem os menosprezar vai certamente dar-se mal.
No Apoel jogam vários portugueses e alguns outros jogadores brasileiros que já jogaram em Portugal. Não parece todavia que, apesar do percurso da equipa, Paulo Bento tenha dedicado qualquer atenção a estes “emigrantes” ….
Para já nos quartos-de-final estão: Benfica, Milan, Barcelona e Apoel. De hoje a oito dias se conhecerão os restantes quatro.

Sem comentários: