segunda-feira, 12 de março de 2012

EMPATE DO PORTO EM CASA CONTRA A ACADÉMICA



BRAGA CONFIRMA SEGUNDO LUGAR



No sábado a grande surpresa aconteceu no Dragão. Depois da vitória na Luz, poucos admitiram que o Porto voltasse a perder pontos nos jogos em casa. E mesmo fora também não faltava quem garantisse que, uma vez na frente, o Porto seria imparável.

Afinal, nove dias após o jogo da Luz, o Porto empatou em casa contra a Académica, depois de ter estado a perder até aos 91 minutos. Foi o que se pode chamar um verdadeiro balde de água fria derramado sobre as hostes portistas, tanto mais que o Braga tendo jogado duas horas antes acabava de averbar mais uma vitória, a décima seguida no campeonato, colando-se ao Porto no cimo da clssificação.

E, mais uma vez, o Porto somente tem de se queixar de si próprio. Durante o primeiro tempo o Porto nunca incomodou a Académica, tendo sofrido um golo numa jogada muito bem conduzida pelo lado direito do ataque dos "estudantes", finalizada por Edinho de cabeça do lado oposto. Apesar do golo, o Porto não reagiu, tendo continuado na mesma toada morna até ao intervalo.

Na segunda parte o Porto tentou virar o jogo, mas faltou-lhe desta vez o brilho e a criatividade que exibiu na Luz, tanto por parte de Hulk como de James. Hulk ainda tentou arrancar um penalty numa jogada confusa, mas o árbitro entendeu que houve simulação e mostrou-lhe um amarelo. Consequência: não joga domingo. Embora não haja penalty – há um simples choque entre os dois jogadores -  também não havia motivo para a sanção disciplinar. É perfeitamente plausível que Hulk caia na sequência do lance. Jó o mesmo não se pode dizer do lance protagonizado pelo jovem James que manifestamente tentou enganar o árbitro com uma simulação.

Depois destas duas tentativas falhadas de inverter o resultado com base numa grande penalidade, o Porto acabou opor beneficiar dela quando menos se contava que tal acontecesse. Pape Sow saltou à bola na área com o braço levantado, impedindo-a de seguir a sua trajectória normal. Penalty sem margem para discussão que Hulk converteu com tiro ao centro da baliza.

E assim perdeu o Porto dois pontos, num jogo em que esteve na iminência de perder três e no qual, antes do jogo, ninguém punha em causa que ganhasse três.

No jogo realizado antes deste, o Braga bateu o claudicante União de Leiria por 2-1, num jogo em que os leirienses se bateram muito bem, apesar de todos os problemas que atravessam, e em que só não empataram ou, pelo menos, só não marcaram dois golos, porque o árbitro resolveu invalidar um golo limpo, marcado no último minuto da compensação da primeira parte, por pretenso fora de jogo.

Não dá para perceber como na jornada passada um liner não foi capaz de ver num lance de bola parada um off-side com mais de um metro e neste jogo um outro juiz de linha foi capaz de ver um fora de jogo de um jogador que estava atrás dos últimos dois jogadores da equipa adversária. Incrível!

Com esta vitória o Braga consolida a sua candidatura ao título de campeão, apesar de por razões tácticas a não assumir.

Sem comentários: