segunda-feira, 5 de março de 2012

SPORTING AGUENTA O QUARTO LUGAR



DERROTA DO MARÍTIMO EM GUIMARÃES
V. Setúbal vs Sporting (António Cotrim/Lusa)
 O Sporting, que recebeu um grande alento na sexta-feira, com a derrota do Benfica em casa contra o Porto, não conseguiu, mesmo assim, evitar a derrota em Setúbal.  
Para os sportinguistas, a perda de oito pontos pelo Benfica em três jogos consecutivos, já representava uma grande vitória, tanto mais que tinham quase por certo a vitória em Setúbal e a continuação do descalabro benfiquista.
O primeiro pressuposto, infelizmente para os sportinguistas, não se verificou. Na linha das fracas exibições que a equipa vem fazendo com Sá Pinto, o Sporting repetiu em Setúbal aquilo que tem sido a sua prestação nos jogos anteriores. Com a diferença de, desta vez, ter saído derrotado, como aliás poderia ter saído de todos os anteriores confrontos realizados sob o comando do novo treinador.
Ontem, o Sporting fez uma péssima primeira parte e na segunda não melhorou praticamente nada, tanto mais que, com excepção da grande penalidade de que beneficiou, não contou com outra oportunidade de golo.
Com esta vitória por 1-0, o Setúbal dá um passo importante no sentido da manutenção. Mas ainda há um largo caminho a percorrer, embora seja óbvio que a equipa, competitivamente, melhorou muito com a chegada de José Mota.
O Sporting, apesar da derrota, conseguiu aguentar-se no quarto lugar, porque o Marítimo perdeu em Guimarães que, assim, se consolida na sexta posição.
No sábado, antes do jogo do Sporting, o Braga manifestou mais uma vez a sua classe e a excelente forma em que se encontra, vencendo na Madeira o Nacional por 3-1, depois de ter estado a perder.
Com mais esta vitória fora, o Braga perfila-se como um dos grandes candidatos ao título, apesar dos jogos muito difíceis que tem pela frente. Mas tudo vai depender do jogo contra o Porto. Se o Braga ganhar, é de admitir que seja campeão… a menos que algo de anormal se passe. Como já dissemos, o Benfica não irá muito provavelmente constituir um obstáculo à caminhada dos bracarenses, já que há todas as razões para supor que o descalabro benfiquista vai continuar.
Entretanto, nos outros jogos, o Beira-Mar continua a afundar-se e o Paços de Ferreira a distanciar-se da zona de despromoção.
Comentando os jogos, na SIC N, Rui Santos não cabe em si de contente com a derrota do Benfica e no seu estilo intriguista, provocador e sectário vai espalhando veneno, embora em doses porventura letais, apenas para atrasados mentais.  

ADITAMENTO

Revistos alguns dos lances a que Rui Santos se referiu, nomeadamente a falta que antecede o segundo golo do Benfica, não poderá deixar de dizer-se que o comentador da SIC falseia sem pudor a realidade. Numa jogada insusceptível de um juízo de ciência, mas antes sujeita a um juízo de valor, o dito comentador optou pela única conclusão que não colhe qualquer consenso.

Quando alguém qualifica categoricamente um lance de futebol sem avisar o leitor, ouvinte ou espectador, que está fazendo uma interpretação valorativa antes deixando subentendido que está a formular um juízo de ciência - como acontece quando a bola sai ou não fora do campo, entra ou não na baliza, o jogador está ou não em jogo -  esse alguém está tentando vigarizar quem o lê, ouve ou vê.

Os meio de comunicação social não deveriam admitir gente desta nas suas fileiras, sob pena de com ela serem confundidos.

Sem comentários: