sexta-feira, 9 de março de 2012

GRANDE EXIBIÇÃO DO SPORTING NA LIGA EUROPA



VITÓRIA SOBRE O MANCHESTER CITY
Depois de um conjunto de exibições sofríveis, o Sporting arrancou hoje em Alvalade uma excelente exibição contra o Manchester City, vencendo por 1-0.
A equipa milionária de Manchester, que há dias, nesta mesma Liga Europa, despachou o Porto por um rotundo 6-1 no conjunto das duas mãos e lidera o campeonato inglês destacado, teve sorte em ter saído de Alvalade apenas derrotada pela margem mínima – 1-0 – já que tanto pela exibição do Sporting como pelas oportunidades que criou se justificava perfeitamente uma vitória por mais um golo.
Xandão, central sportinguista, merce destaque pelo excelente golo que marcou no recomeço do jogo, o qual não fica nada, mas mesmo nada, a dever àquele que Cristiano Ronaldo marcou há dias em Vallecas e que tanto alarido provocou nos media de todo o mundo.
O que mais impressionou no Sporting foi a excelente condição física que a equipa demonstrou e o rigor táctico que foi capaz de manter durante todo o jogo, nunca se entusiasmando excessivamente com o seu próprio jogo a ponto de deixar a rectaguarda desguarnecida.  
Mas esta partida também serviu para demonstrar que se o Sporting se empenhar exclusivamente na tarefa de jogar à bola, em vez de andar a procurar desculpas nas arbitragens para os resultados que não tem conseguido obter, acabará certamente por tirar dessa atitude mais vantagens do que as que tem tirado com os frequentes queixumes a que se entrega.
Uma vantagem de 1-0 não é para nenhuma equipa uma vantagem segura numa competição a eliminar. Mas é uma vantagem importante como a história das competições europeias frequentemente demonstra.
Se em Manchester o Sporting não se desmembrar, se souber defender bem e se for eficaz nos contra-ataques poderá criar muitas dificuldades aos ingleses. O que o Sporting não pode é ir para a Inglaterra com complexos ou jogar com medo. Isto apesar dos excelentes jogadores que a equipa do Manchester City tem no seu plantel e das espectaculares exibições que este ano já fez, como, por exemplo,  contra os dois históricos do futebol inglês (M United e Arsenal).   
Por outro lado, quem jogar não pode incorrer em picardias desnecessárias e prejudiciais como as que João Pereira hoje protagonizou. Aliás, a atitude de João Pereira durante o jogo, principalmente depois da entrada de Balloteli, vem pôr a nu as dificuldades por que a selecção portuguesa poderá passar no Euro 2012 com jogadores como João Pereira e Pepe na defesa.
O árbitro, embora não tenha cometido erros, salvo ter poupado a expulsão de João Pereira, como antes de certo modo também já tinha poupado a de Jong, está contudo muito longe de ter a classe e a personalidade do árbitro que na terça-feira arbitrou o Benfica – Howard Webb.
A respeito de arbitragem de assinalar ainda os ridículos comentários dos comentadores que na SIC avcompanhavam o jogo em directo a propósito de pretensos penalties cometidos durante a partida.
Nos demais jogos da Liga Europa, realce para a vitória em casa do Atlético de Madrid contra o Besiktas por 3-1, com dois golos de Salvio e a excelente exibição do Athletic de Bilbau, em Old Trafford, contra o United, coroada por uma vitória por 3-2.

Sem comentários: