terça-feira, 27 de março de 2012

O SPORTING DE BRAGA NA FRENTE



MARÍTIMO TAMBÉM GANHOU
Braga vence Académica e assume a liderança da Liga


Com a vitória desta noite sobre a Académica por 2-1, o Braga assegurou o que no princípio do campeonato não passaria de um sonho das mentes mais imaginativas: estar à frente da prova a seis jornadas do fim!
Como aqui se tem dito, o Braga é a equipa mais regular e a que melhor futebol tem jogado pelo menos a partir do primeiro terço do campeonato. O Braga tem passado com extrema facilidade obstáculos que os outros dois candidatos ao título não conseguem contornar ou quando os ultrapassam é sempre rodeados de grandes dificuldades e não menores polémicas.
Foi assim em Paços de Ferreira, na Feira, em Barcelos, em Olhão e noutros campos. É certo que o Braga soçobrou na Liga Europa, na Taça de Portugal e, mais recentemente, na Taça da Liga, parecendo tudo apostar exactamente naquela prova que nunca foi reconhecida como o grande objectivo da equipa – o campeonato!
Com um ponto de vantagem sobre o Porto e com dois sobre o Benfica, o Braga pode encarar o próximo jogo da Luz com relativa tranquilidade: se ganhar distancia-se definitivamente do Benfica, se empatar mantém a diferença embora possa ser ultrapassado pelo Porto e somente se perder ficará com a vida um pouco mais complicada, mas não necessariamente arredado do primeiro ou do segundo lugar. Para o Benfica, pelo contrário, só um resultado lhe interessa – a vitória.
É certo que outros dois jogos difíceis esperam o Braga: o Porto em casa e o Sporting em Alvalade. Mas se o Braga ganhar na Luz, dificilmente o campeonato lhe fugirá. E mesmo se empatar, a vitória no campeonato continua ali, ao virar da esquina, desde que ganhe ao Porto, já que se não antevê que o desalentado Sporting, ansioso por terminar a época, tenha no último jogo a força anímica suficiente para contrariar o Braga.
No jogo desta noite, o Braga, como tantas vezes tem acontecido, começou bem com dois excelentes golos de Mossoró e de Lima, podendo ainda ter marcado mais algum.
Na segunda parte, porém, um “golão” de David Simão – os jogadores emprestados pelo Benfica fizeram nesta jornada o que os craques não foram capazes – sobressaltou o Braga que poderia ter empatado o jogo não fora uma ponta final extraordinária de Quim, que, depois do “frango” de Barcelos, salvou a equipa!
Queixa-se a Académica de uma grande penalidade não assinalada exibindo o seu presidente como prova uma camisola completamente rasgada de um seu jogador numa jogada na área do Braga. As televisões pudicamente nada mostraram e a RTP nem ao caso se referiu, ela que tanto prazer tem na crítica das arbitragens…
O Braga tem estado fora desta polémica (até ver…) e essa atitude aparentemente tem-lhe rendido frutos, como aconteceu no jogo contra o Leiria.
O Marítimo ganhou tangencialmente (3-2) ao surpreendente Gil Vicente continuando a remeter o Sporting para um desprestigiante quinto lugar!

Sem comentários: