sexta-feira, 22 de junho de 2012

MOURINHO FAZ NOVA VÍTIMA



DESTA VEZ É ZIDANE

Jorge Valdano foi a primeira vítima de Mourinho no Real Madrid. E nem sequer se pode dizer que tenha sido uma surpresa. Quando há dois anos Mourinho assinou pelo Real Madrid logo aqui se vaticinou a sorte de Valdano. Um intelectual do futebol, amante do futebol espectáculo e respeitador de um código ético cujas normas valem em qualquer circunstância, nas boas e nas más, fácil era prever a impossibilidade de coabitação com Mourinho a quem somente a vitória interessa qualquer que seja o meio para a alcançar.

Agora passa-se o mesmo com o substituto de Jorge Valdano, Zinedine Zidane. Tudo começou, ou melhor, tudo se agudizou, depois do jogo contra o Villareal que terminou empatado a um golo. Apesar da vantagem que o Real Madrid ainda mantinha naquela fase da Liga sobre o seu mais directo adversário, aquele empate, segundo Mourinho, poderia pôr em perigo a conquista do título, tanto mais que se seguia uma série de jogos difíceis onde tudo poderia acontecer. Sentindo que o título lhe poderia fugir, Mourinho pediu aos jogadores e ao clube que o apoiassem numa campanha de comunicação destinada a acusar os árbitros de conspiração contra o Real Madrid. É claro que os jogadores sabendo perfeitamente que não tinham sido prejudicados, pelo contrário até tinham sido beneficiados como aconteceu em Villareal, recusaram-se a participar na “jogada” de Mourinho, tendo nessa recusa sido acompanhados por Zidane.

Zidane que já tinha participado contrariado na defesa de Mourinho, a pedido deste, depois da derrota frente ao Barcelona, em Bernabéu, e sabendo que os jogadores não tinham apreciado as suas palavras, tanto mais que se sentiam injustamente atingidos por elas, desta vez não teve dúvidas sobre a posição a tomar. Recusou apoiar Mourinho numa campanha que no fundo tinha em vista condicionar os árbitros, fazendo pressão sobre eles, e retirando-lhes o discernimento necessário para arbitragens imparciais.

A partir desse dia a sorte de Zidane, não obstante o estatuto de que goza no Real Madrid, ficou marcado. Mourinho só aceita súbditos. É um déspota. Zidane ficou com o destino traçado.

O afastamento do homem cujos princípios de ética desportiva não integram comportamentos como os de Mourinho ficou decidida. Tendo, porém, em conta o passado de Zidane no clube ele vai ficar responsável pela cantera do Real Madrid em substituição de Alberto Giráldez.

Todos aqueles que em Madrid sabem dar o devido valor à formação de jovens futebolistas ficaram apreensivos com estas mudanças que acabam por atingir um homem a que o clube muito deve – Giráldez. Teme-se inclusive que Mourinho com o tempo acabe por interferir naquela que é uma das jóias da coroa do clube – a academia de Valdebebas.

Sem comentários: