sábado, 9 de junho de 2012

O JOGO DESTA NOITE COM A ALEMANHA




UMA PARTIDA MUITO DIFÍCIL



A selecção portuguesa vai daqui a algumas horas defrontar uma das melhores selecções alemãs de sempre. Pode ainda não ter ganho nada, nem nunca chegar a igualar os feitos da geração de 70, mas nem por isso deixará de ser uma das mais espectaculares selecções deste europeu.

Não é por isso exigível esperar muito da selecção portuguesa. Sabe-se que em futebol tudo é possível, mas não é crível que esta noite venha a ser um desses dias. Independentemente das incógnitas que ainda existem na composição da equipa alemã quanto a dois ou três lugares, o mais certo é que, além de Manuel Neuer na baliza, na defesa joguem Lahm, previsivelmente encarregado de marcar Ronaldo, e Boateng do lado oposto. No meio é mais incerto fazer previsões, estando por desvendar qual a dupla que Löw vai fazer alinhar.

A partir daí a Alemanha joga com uma espécie de um duplo meio campo – mais recuados Schweinsteiger e Khedira e logo depois Müller, Özil e Podolski. Na frente Mario Gomez ou Miroslav Klose. É uma equipa de respeito, sem esquecer ainda a possibilidade de alinhar Kroos ou Schurrle ou ambos, o primeiro no lugar de Khedira e o segundo em vez de Podolski.

Se a equipa portuguesa apresentar um sistema táctico semelhante ao que exibiu contra a Macedónia e a Turquia será certamente uma presa fácil para os alemães. Para fazer face ao poderosíssimo meio campo alemão, Paulo Bento tem necessariamente que povoar o meio campo da equipa portuguesa. Isso implica necessariamente não jogar com dois extremos puros como são Nani e Ronaldo. Um deles tem de ser sacrificado, seja não alinhando, seja passando Ronaldo para o centro do ataque e ficando Nani numa das pontas, preferentemente na oposta à de Fábio Coentrão.

E depois será jogar com garra e muita vontade, sem desculpas. Mas não haja ilusões: a tarefa é mesmo muito difícil e ninguém poderá ficar surpreendido se a Alemanha ganhar com alguma folga, mesmo que Paulo Bento e os jogadores façam o que quase toda a gente entende que eles têm para fazer.

Para terminar, ontem na TVI 24, o comentário sobre o Euro foi lamentável. Um coro de “virgens ofendidas” não se cansou de censurar as palavras de Manuel José, principalmente Pedro Barbosa um “menino muito bem comportadinho” dentro e fora do campo quando era jogador. É preciso ter “lata”!

Sem comentários: