terça-feira, 9 de março de 2010

O FCP JOGA HOJE A ÉPOCA



PINTO DA COSTA NERVOSO

O FCP joga hoje a época em Londres contra um Arsenal que ainda tem hipóteses no campeonato inglês.
É muito difícil prever como as coisas se passam no futebol, quando apenas conta a aleatoriedade do próprio jogo. Aparentemente, o Porto levava vantagem, apesar de nunca ter ganho em Inglaterra. Todavia, o empate de sábado, em casa, com o Olhanense, parece ter abalado a equipa nas suas estruturas mais sólidas. Não que os jogadores não estivessem preparados desde há algumas semanas para dar por perdido o campeonato, mas pela extrema pressão que a SAD portista, mais concretamente Pinto da Costa, sem falar, tem colocado sobre o treinador. Vê-se que o treinador está intranquilo, tenso, no fio da navalha e este estado de alma transmite-se aos jogadores com uma força negativa pouco saudável.
Ainda na conferência de imprensa de ontem isso se viu: o treinador estava hirto, tenso, sob uma enormíssima pressão. Entre os assistentes, qual jornalista, Pinto da Costa vigiava-o com o olhar. Se o Porto não passar – e para passar o Porto nem sequer precisa de quebrar a tradição – o responsável indirecto do desaire será Pinto da Costa.
Pinto da Costa vê negro o futuro, tanto o próximo como o mais longínquo. Afastado do campeonato todo o seu esforço se concentrará em impedir que o Benfica o ganhe. E o Benfica deveria ter presente que afastado o objectivo primário de Pinto da Costa, o seu objectivo secundário é porventura bem mais perigoso, como no domingo à noite já se começou a ver no Estádio da Luz com Soares Dias.
Mas o futuro é negro, porque para alcançar este último objectivo – impedir o Benfica de ser campeão – o Porto compromete a sua presença na Liga dos Campeões do próximo ano. Se o recurso a todas as armas de que o clube sempre dispõe ainda lhe poderia valer o esforço de tentar alcançar o segundo lugar, esse esforço teria como consequência perversa dar por adquirido a entrega do campeonato ao Benfica. Um dilema!
Melhor será o Porto concentrar-se no que apenas dele depende: o jogo de logo à noite.

Sem comentários: