segunda-feira, 1 de março de 2010

A JORNADA DO FIM DE SEMANA




GRANDES ÊXITOS DO BENFICA E DO SPORTING, REGULARIDADE DO BRAGA, AFUNDAMENTO DO PORTO

Na sexta-feira, já com muita chuva, o Guimarães ganhou bem em Leiria, por 1-0 e mantém a rota ascensional rumo aos lugares de acesso a uma prova europeia.
Depois, no sábado, o Braga também ganhou, normalmente, ao Olhanense por 3-1. Que pena, no interesse do próprio jogo, que não se tenha voltado a ver aquele Olhanense que actuou contra o Benfica! Muito provavelmente só quando for à Luz. Só que, nessa altura, já é capaz de ser tarde para qualquer dos dois objectivos visados…
O Benfica derrotou contundentemente o Leixões, no Estádio do Mar, por um categórico 4-0. Depois do jogo com o Hertha, o Benfica voltou às grandes exibições. Com uma equipa com algumas alterações – Airton, no lugar de Javi Garcia e com Eduardo Luís em substituição de Aimar, embora não no seu lugar - o Benfica rubricou uma excelente exibição, ao nível das melhores da época, com destaque muito especial para esse génio da bola que é Di Maria.
É muito provável, se não houver azares, que Di Maria encante o mundo, lá mais para Junho, na África do Sul. Não obstante o seu inegável valor, e sem depreciar a importância de todos aqueles que sempre nele confiaram, ele deve a Jorge Jesus ser o jogador que hoje é. Dificilmente o Benfica o aguentará por mais um ano, embora pudesse ser do interesse de Di Maria ficar mais um ano com Jesus.
No sábado marcou 3 golos, mais correctamente, quatro, se o árbitro não lhe tivesse erradamente anulado um golo completamente legal …e que, ainda por cima, lhe valeu um cartão amarelo. Igualmente seria injusto não sublinhar a excelente exibição de Carlos Martins na cerca de meia hora que jogou. Queiroz, que usa óculos pintados, como é óbvio não vê nada, nem verá. Que tristeza de seleccionador.
No domingo à noite o Sporting, depois da excelente vitória sobre o Everton, renasceu das cinzas, e derrotou o Porto, sem apelo nem agravo, por 3-0. Ainda é cedo para colocar o Porto fora da luta pelo título. O Porto joga sempre até ao fim e em vários campos…
Carvalhal, que o inepto presidente do Sporting já tinha quase despedido, é agora um “herói” e Costinha que “quase morre” pelo Sporting (pode ser que mais tarde se predisponha mesmo a “morrer”) é cada vez mais um estorvo.
Entretanto, e apesar da derrota, a aliança entre o Sporting e o Porto continua. E o Porto até se propõe a apoiar o isentíssimo e imparcialíssimo Rogério Alves para presidente da Liga. O que o Sporting não sabe é que em troca desse apoio o Porto lhe vai exigir a ressurreição de Adriano Pinto para a presidência da Comissão de Arbitragem. E o Sporting, tal como o pato da anedota, acredita que isso será positivo …porque vai deixar o Benfica de fora! Ah, “ganda” Sporting!
A Académica, que tão bons resultados vinha fazendo, perdeu em casa com o Rio Ave por 1-0 e o Setúbal, que ultimamente vinha somando pontos, também não conseguiu repetir a exibição contra o Benfica, nem o empenhamento, e foi por isso derrotado em Paços de Ferreira por 5-3.

Sem comentários: