segunda-feira, 15 de março de 2010

O QUE RESTA DO CAMPEONATO






QUEM VAI SER CAMPEÃO?

O campeonato vai decidir-se entre o Braga e o Benfica, como desde há muito se vinha antevendo. E digam os treinadores das duas equipas o que disserem, o Benfica-Braga do dia 27 de Março vai ser o jogo do título.
De facto, se o Benfica ganhar, dificilmente perderá o campeonato, apesar do calendário muito difícil que ainda terá pela frente. A vitória do Benfica não só desmoralizará o Braga como ainda fará cair por terra qualquer veleidade do Porto ou do Sporting de "entregarem" o campeonato à equipa minhota. Com seis pontos de avanço, o Sporting e o Porto ficarão tão desmoralizados quanto o Braga e terão cada vez menos argumentos para lutarem contra uma vitória e não por uma vitória.
Pelo contrário, se o Benfica perder em casa com o Braga poderá dizer adeus o campeonato, apesar de ainda continuar em igualdade pontual, com desvantagem em caso de empate final.
Se o jogo da Luz terminar empatado, o Benfica para ser campeão vai ter de jogar seis dificílimas finais das quais terá de ganhar pelo menos cinco e empatar uma. A pressão sobre a equipa será terrível e tudo pode acontecer.
É que o Benfica tem um calendário incomparavelmente mais difícil que o Braga, apesar de jogar mais jogos em casa. Todavia, dos jogos em casa, somente os que terá de jogar com o Rio Ave e o Olhanense serão aparentemente mais fáceis. Os outros dois serão de extrema dificuldade, sendo que um deles – o do Sporting – é quase irrelevante ser jogado em casa ou fora.
Nos jogos fora, o Benfica terá de ir ao Porto, porventura o mais fácil, porque o Porto vai querer ganhar, à Figueira da Foz e a Coimbra. Embora tradicionalmente o Benfica saia vitorioso dos jogos em Coimbra, este ano tudo será mais difícil, não apenas porque a Académica pode precisar de pontuar, mas também porque vai querer tirar pontos ao Benfica. Com a Naval, se o Benfica precisar de ganhar o jogo, já se sabe que vai ser um jogo igual ao da Luz. A Naval estará muito mais interessada em não perder do que em ganhar, mesmo que não precise do jogo para nada.
O Braga, com excepção do jogo do Benfica, tem um calendário suave. Em casa não terá muita dificuldade em "despachar" o Paços de Ferreira e o Leixões, mesmo que os matosinhenses precisem de pontuar. Fora, à parte o jogo com o Benfica, que, em princípio tudo decidirá, o Braga defrontará o Nacional, o Leiria e a Naval. Ou seja, equipas tranquilas sem grandes aspirações, não sendo de prever que nenhuma delas faça desse jogo o “jogo das suas vidas”.
Extra-campeonato, o Benfica terá de continuar a lutar na Europa com o mesmo empenho com que luta na Liga, para ser campeão, enquanto no que se refere à final da Taça da Liga bem pode o Benfica menosprezar o resultado, dado o pouco ou nulo prestígio da competição, e apresentar apenas jogadores não utilizados em Marselha com o argumento de que o jogo se realizará menos de setenta e duas horas depois do da Liga Europa.
Em resumo, quem ganhar na Luz o próximo Benfica-Braga será campeão; se o jogo terminar empatado, o Braga terá mais probabilidades de ser campeão do que o Benfica. Portanto, é natural que o Braga vá jogar para o empate….

Sem comentários: