quinta-feira, 17 de março de 2011

LIGA EUROPA: ANTEVISÃO


AS EQUIPAS PORTUGUESAS

Das três equipas portuguesas em prova, a que tem os quartos de final quase garantidos é o Porto. Não que o CSKA de Moscovo não seja uma boa equipa. Não que não disponha, principalmente na frente, de excelentes jogadores, capazes de ganhar em qualquer campo. Mas porque perdeu em Moscovo e agora joga no Porto. E depois, porque o Porto, após ter passado por uma fase de relativa intranquilidade, é uma equipa mais homogénea e regular do que a equipa russa, que, parece, inclusive, atravessar alguns problemas internos
Por outro lado, com o campeonato praticamente ganho, o Porto não sofre qualquer tipo de pressão suplementar que, noutras circunstâncias, poderia ser prejudicial.
É certo, que as três derrotas que Porto tem este ano, em jogos oficiais, foram todas consentidas em casa. Mas este facto não deverá ser suficiente para afastar a equipa da fase seguinte.
O Benfica, se estivesse empolgado, como esteve durante Janeiro e Fevereiro, teria grandes hipóteses de seguir em frente, apesar de o resultado com que inicia o jogo não ser nada tranquilizante. E o problema é mesmo esse: perdido o campeonato, o Benfica parecer ter perdido garra. A luta pelo título era o tónico que dava força ao Benfica.
A situação em que se encontra, a tal necessidade de “salvar a época”, não é a melhor para o jogo de amanhã.
É certo, que o Benfica contará com apoio do público. Mas isso não chega. Tudo depende do modo como começar o jogo. A época tem demonstrado que as equipas francesas iniciam o jogo muito fortes, como ainda ontem se viu com o Lyon em Madrid. Se o Benfica não parar o PSG logo no início do jogo, se o deixar entrar no jogo como fez há oito dias, na Luz, poucas hipóteses terá de passar. Pelo contrário, se o Benfica não deixar jogar o PSG na primeira meia hora e o intimidar com o seu futebol, a passagem à fase seguinte estará assegurada. Mas vai ser muito difícil.
Já o Braga não terá, teoricamente, grandes hipóteses de passar. A única chance do Braga é a irregularidade que tem pautado os jogos do Liverpool em Anfield Road. Parece ter melhorado com Kenny Dalglish, mas ainda é cedo para ter a certeza. No entanto, tem de se dizer que constituiria a surpresa do ano a passagem do Braga à fase seguinte num confronto com o Liverpool. Dificilmente tal acontecerá…

Sem comentários: