quarta-feira, 2 de março de 2011

NOVA VITÓRIA DO BENFICA



O BENFICA NA FINAL DA TAÇA DA LIGA

Grande jogo na Luz. Extraordinário desportivismo, fora e dentro do campo. Adeptos do Sporting misturados com do Benfica em grande convívio. Em estádios como o Dragão é impossível que isso aconteça mesmo nos camarotes. Os adeptos das equipas adversárias são hostilizados e não podem manifestar-se. Mas o que aconteceu fora do campo, aconteceu também dentro. O jogo foi vibrante, estava em causa uma final, mas os jogadores mantiveram grande desportivismo do princípio ao fim do jogo, mesmo nas ocasiões mais intensas.

São, por isso, lamentáveis as declarações de Couceiro, no fim do jogo, sobre a arbitragem. Couceiro vem juntar-se ao que de pior há nos comentadores do Sporting, tipo Oliveira e Costa. De facto, Couceiro não tem qualquer razão. Os jogadores do Benfica foram “amarelados” nas mesmas condições em que foram os do Sporting, dois deles por simulação. Enquanto no Sporting a jogada a que Couceiro se refere, porque só nesse caso foi travado em falta um contra-ataque do Sporting, resulta de uma simulação de Postiga, que se atira para o chão num legal confronto físico com Javi Garcia.

Couceiro, na conferência de imprensa, insiste na arbitragem. São declarações indignas. Que só prejudicam o Sporting. No pior estilo daquilo que o Sporting tem fora do campo. É pena que Couceiro não fale num penalty não marcado por derrube a Salvio logo no início do jogo. É o Sporting na sua “versão FCP”. Couceiro insiste, insiste…mas que vergonha! E ainda por cima fala do passado, como se este ano houvesse na primeira Liga alguma equipa tão beneficiada como o Sporting. É lamentável que Couceiro não perceba a grande diferença que existe entre as duas equipas, de que o jogo, apesar do seu relativo equilíbrio é, no resultado final, a consequência dessa superioridade.

Por outro lado, os comentadores desportivos afectos ao Sporting nas diversas televisões ficaram muito satisfeitos com a actuação do Sporting, mas tentam valorizar o facto de o Sporting não ter sido goleado para, desse modo, diminuírem a vitória do Benfica.

Não há nada como comentar o jogo tal como ele aconteceu. E o que aconteceu foi um grande jogo, em que o Sporting tentou ganhar, apesar de ter uma equipa claramente mais fraca do que a do Benfica. Postiga fez um grande jogo, marcou um excelente golo e continuou a lutar mesmo quando já não tinha forças. Mas toda a equipa do Sporting se esforçou e apareceu com uma fisionomia que este ano ainda não tinha mostrado. Perdeu, como poderia ter ganho.

Do lado do Benfica houve mais “serenidade” do que habitualmente. O Benfica vem de uma grande série de jogos de três em três dias. Começou a perder, não se desorganizou, nem sequer se atrapalhou com o golo do Sporting. Continuou a jogar, sempre para ganhar e nem sequer o facto de Cardozo ter falhado mais um penalty, o desorientou. Aliás, na jogada seguinte, de canto, Cardozo marcou de cabeça um grande golo.

Na segunda parte, o Benfica foi sempre mais perigoso e mais equipa, mas poderia o Sporting ter marcado na parte final do jogo, se Roberto não tivesse feito uma grande defesa…para compensar o deslize de que resultou o golo do Sporting.

No fim do jogo, o Benfica, como sempre muito forte, acabou por marcar, embora o tivesse podido fazer antes em várias ocasiões.

Grande jogo e grande vitória do Benfica!

Sem comentários: