segunda-feira, 21 de março de 2011

PORTO A UMA VITÓRIA DE SER CAMPEÃO


SPORTING CADA VEZ MAIS “EMPATA”

O Sporting empatou em casa casa pela quinta vez, onde aliás só ganhou por quatro vezes e perdeu três. Ontem foi a vez da União de Leiria, uma equipa fraca, classificada em oitavo lugar, bem acima de outras que jogam melhor
O Sporting até dispôs de algumas oportunidades, mas não concretizou nenhuma. É uma equipa destroçada, que neste momento está pedindo que o campeonato acabe o mais depressa possível.
Enquanto tal não acontece vai percorrendo esta penosa via sacra para a conclusão da qual ainda faltam mais seis jogos.
O treinador nunca mais falou de arbitragem. Apenas no jogo contra o Benfica, o que aliás é também sintomático da mentalidade da actual nomenclatura do Sporting. Nomenclatura que a candidatura de Godinho Lopes se prepara para continuar se acaso ganhar. E até já indica o nome de um treinador condizente: Domingos, melhor do que ninguém, saberia interpretar essa atitude…
Bruno de Carvalho, que parece ser um candidato de ruptura, apresentou Van Basten, que, sem chama e muito distante das lutas internas, lá foi dizendo umas palavras de circunstância. Mesmo que Van Basten percebesse tanto do ofício de treinador como percebia do de jogador, vai demorar muito tempo a perceber o que é o futebol português. E quando perceber, já será tarde.
Dias Ferreira, aparentemente sem dinheiro e com um director desportivo muito contestado – Paulo Futre - parece enveredar pelo mesmo caminho em matéria de treinadores e tenta fazer do seu sportinguismo um trunfo junto dos sócios.
O mais provável, porém, é que os sócios não se deixem iludir pelos nomes dos treinadores, nem pelo sportinguismo dos candidatos, mas apenas e só pelo dinheiro para comprar jogadores e de preferência pelo nome dos jogadores contratados. Mas disto ainda ninguém falou.
Entretanto, o Porto lá vai ganhando todos os jogos em casa. Hoje foi a vez da Académica. Perdeu 3-1, mas acabou o primeiro tempo a ganhar por 0-1. E até poderia eventualmente ter feito um segundo golo se o árbitro tivesse marcado, com devia, um penalty (mais um sem marcar) por mão de Rolando, logo aos dois minutos de jogo.
No fim do encontro, o treinador da Académica, Ulisses Morais, sempre tão violento verbalmente em matéria de arbitragem contra certos clubes, nem no assunto falou. E quando falou foi para imitar o linguajar do treinador do Porto (competência e outras coisas do género). Dos jogadores, também nenhum abriu a boca sobre o assunto. A isto se chama “hegemonia”. A hegemonia do Porto é tal que nem os prejudicados têm coragem para abordar o tema. Pudera ou a Académica não fosse uma equipa subsidiária do Porto. Uma equipa cujos treinadores têm sido todos escolhidos com o beneplácito do Porto (Domingos, Vilas-Boas, Jorge Costa, para só falar de alguns).
Dito isto, o Porto acabou por ganhar com golos de Guarin, Maicon e Silvestre. Com esta vitória o Porto fica a três pontos de ser campeão, o que pode acontecer já no próximo domingo, se vencer na Luz.
O Setúbal com a vitória sobre o Nacional (2-1) deu mais um passo na fuga à despromoção e a Naval, com o empate em casa (2-2), contra o Beira-Mar, afundou-se um pouco mais.
Na luta pela terceira posição somente o Braga, que joga amanhã contra o Rio Ave, parece em condições de fazer frente ao Sporting.

Sem comentários: