quarta-feira, 23 de junho de 2010

ALEMANHA E GANA NOS OITAVOS DE FINAL


MAIS UMA SELECÇÃO EUROPEIA ELIMINADA

A Alemanha ganhou ao Gana como era seu dever e ficou em primeiro lugar do grupo D. Depois do jogo de hoje, pode dizer-se que o jogo contra a Sérvia, que ditou a sua derrota na segunda jornada, não foi um mau jogo. A Alemanha criou oportunidades suficientes para ganhar. Mais do que no jogo contra o Gana, onde as oportunidades foram escassas. Uma primeira por Özil e uma segunda, a do golo, pelo mesmo jogador. Enquanto a primeira resultou de um excelente passe e de uma boa deslocação, a segunda, de um deficiente posicionamento da defesa ganesa.
A Alemanha tem notórias dificuldades no centro da defesa, Schweinstein sobe menos do que costuma subir e na frente de ataque Klose, apesar da idade, ainda é melhor do que Cacau. Na defesa da Alemanha a única nota de classe é mesmo e só Philip Lahm. Na linha média Özil e Kehdira. Podolski não está ao nível de há quatro anos. Tem estado ao nível do que tem feito na Bundesliga, não obstante um bom começo contra a Austrália.
A Austrália, que chegou a estar a ganhar por dois zero, acabou por vencer pela diferença mínima em consequência de uma defesa para a frente do seu guarda-redes. Acabou por ser penalizada pelo jogo que fez contra a Alemanha e pelo azar que teve no jogo contra o Gana.
A Sérvia, se empatasse a dois, teria passado e esteve perto de o conseguir no fim do jogo, daí os protestos junto da equipa de arbitragem.
É lamentável que os comentadores ou alguns deles, melhor: os narradores televisivos tenham tanta dificuldade em fazer contas. Mais valia que apenas se referissem à situação existente em cada momento, porque quando se põem a fazer conjecturas sobre hipóteses de resultados fica patente a sua “iliteracia” em matemática. Mesmo as contas mais simples constituem um problema.
A Sérvia, mais uma vez, apesar da excelência dos seus jogadores, não passa da primeira fase. Desta vez com uma vitória, embora conseguida com muita sorte.
Certamente que depois deste campeonato se vai colocar a questão do número de equipas europeias na fase final do campeonato do Mundo. Justificar-se-á a presença de treze equipas? Parece que não. Há equipas que não acrescentam nada às que lá estão. Talvez a Ásia esteja sub-representada e porventura tenha equipas mais competitivas do que algumas das europeias que lá vão.
Vamos ver no fim desta primeira ronda quantas europeias ficam.
Depois dos jogos dos quatro primeiros grupos, teremos, alinhados nos oitavos de final: Argentina-México; Uruguai-Coreia do Sul; Estados Unidos-Gana; e Alemanha-Inglaterra.

Alemanha 1 – Gana 0;
Sérvia 1 – Austrália 2.

Sem comentários: