domingo, 27 de junho de 2010

GRANDE LIÇÃO DE DESPORTIVISMO DOS INGLESES



ALEMANHA-INGLATERRA – UM ERRO IMPERDOÁVEL

Aquele que poderia ter sido o maior espectáculo do Mundial 2010 ficou manchado por um erro inadmissível da arbitragem. Não há desculpas para o que aconteceu. Toda a gente viu: no estádio, na televisão e no campo. Somente o árbitro e o bandeirinha não viram. Capelo, no banco, festejou o golo e quedou-se assombrado com a passividade do árbitro.
Inadmissível também que ninguém de fora, pelo intercomunicador, não tenha advertido o árbitro do que se passou. De facto, só a sua péssima colocação no terreno ou uma distracção podem justificar semelhante lapso tão flagrante.
Uma palavra de louvor para os ingleses que não protestaram. Não rodearam o árbitro ao intervalo e no fim do jogo. Não se tornaram violentos depois do sucedido. Aceitaram o que aconteceu como uma contingência do jogo. DIr-se-á que foi a paga do que ocorreu em 1966. Não foi bem a mesma coisa. Há 44 anos o árbitro validou um golo que ninguém sabe se entrou. Hoje não validou um golo que toda a gente viu que entrou.
Ainda admiti que logo a seguir ao intervalo os alemães repusessem a verdade do jogo. Que alguém da Federação alemã ou o próprio treinador tomassem essa decisão. Puro lirismo…
Havia todos os condimentos para que o confronto desta tarde fosse um grande espectáculo. E estava a ser. A Alemanha, jogando magistralmente, com uma linha avançada de luxo, estava fazendo uma grande exibição. Marcou dois golos. E estava por cima. Os ingleses tentaram reagir e num cruzamento marcaram um golo, depois de já terem ameaçado seriamente as redes de Neuer. E logo a seguir empataram, por Lampard, num remate à entrada da área numa jogada de insistência. E é então que acontece o que se sabe.
Esta triste jogada até começou por desmoralizar os alemães, que nunca mais se reencontraram até ao intervalo. Após o intervalo, os ingleses continuaram a insistir, mas expuseram-se exageradamente. E em dois rápidos contra-ataques sofreram dois golos de Müller.
Nunca se saberá o que teria acontecido sem o erro do árbitro, embora seja óbvio que, com excepção de Rooney, a Alemanha tem melhores jogadores. Terry é o Canavarro dos ingleses. Já está com mais aptidões para outras coisas do que para jogar futebol.
A equipa inglesa é o maior falhanço profissional da carreira de Capelo.
Mesmo para quem não torce pela selecção inglesa, esta é uma vitória amarga. Não há nada como a verdade desportiva, mesmo nos casos em que ela é deturpada por um erro involuntário.


Alemanha 4 – Inglaterra 1

Sem comentários: