segunda-feira, 21 de junho de 2010

PORTUGAL-COREIA DO NORTE:ANTEVISÃO



JOGO MUITO DIFÍCIL

O jogo de amanhã entre Portugal e a Coreia do Norte vai ser um jogo muito difícil. A Coreia não quer perder. E tem jogadores para isso. Até para ganhar. Portugal, se não ganhar estará automaticamente eliminado por mais que as famosas contas digam outra coisa.
E a verdade é que só muito dificilmente a selecção portuguesa ganhará. Primeiro, porque a Coreia fecha-se bem e contra-ataca com muita eficiência; depois, porque se a Coreia jogar contra Portugal como jogou contra o Brasil não haverá na equipa portuguesa nenhum jogador com talento para furar a muralha coreana. Já se viu que Cristiano Ronaldo não tem essas características, nem nada que se pareça. Poderá, numa bola parada, fazer qualquer coisa, mas romper por entre a defensiva coreana é coisa que ele não será capaz.
Por outro lado, se a equipa se enerva e permite o contra-ataque poderá com muita facilidade sofrer golos.
Os comentadores portugueses, nomeadamente os televisivos, que são os que eu vejo e ouço, dizem coisas espantosas. Por exemplo: o Brasil não tem criativos; Kaká está para a selecção brasileira como Deco para a portuguesa. Ainda não perceberam que o Deco funciona a gasóleo agrícola. Mas com esta conversa também já estão a perspectivar uma vitória contra o Brasil, quando o que deveriam fazer era tratar de encurtar a largura da baliza de Eduardo. Depois, falam de esquemas e mais esquemas, como se o futebol fosse uma espécie de geometria, esquecendo-se que os esquemas sem os artistas de nada valem. E a equipa portuguesa não tem artistas no campo nem no comando técnico. Além de que eles falam de esquemas como realidades estáticas e isso no futebol moderno, tal como acontece no basquetebol, já não existe. Ou quando existe leva à derrota.
Cristiano Ronaldo falou hoje à imprensa e disse as coisas de sempre. Só que no campo fica tudo muito aquém das palavras. E gosta de rematar dizendo que não tem nada a provar na selecção. Se um jogador brasileiro ou argentino dissesse semelhante coisa nunca mais jogava, chamasse-se ele Messi ou Kaká. Só que eles não dizem tal coisa, porque são menos vaidosos do que Ronaldo e mais inteligentes.
Deco não vai jogar. É indiferente se não joga por lesão ou por castigo. De facto, não joga, porque está a jogar muito pouco. É a melhor solução. Também não se percebe porque joga Paulo Ferreira, ainda por cima tendo pela frente um jogador tão difícil de marcar. E Pedro Mendes, joga? Mais um, que não adianta nada.
Em conclusão: voto num empate no jogo de amanhã.

Sem comentários: