sábado, 26 de junho de 2010

A ESPANHA GANHOU E DEFRONTARÁ PORTUGAL


CHILE JOGARÁ COM O BRASIL

Depois do que se viu hoje, talvez seja preferível para a equipa portuguesa defrontar a Espanha nos oitavos de final do que o Chile.
O Chile começou excelentemente a partida com a Espanha, a ponto de se poder afirmar que com o seu futebol da primeira meia-hora descaracterizou a imagem de marca da selecção espanhola. Todavia, com as grandes equipas, como a Espanha, não pode haver deslizes. Aquela saída do guarda-redes chileno a cerca de quarenta metros da sua baliza, jogando a bola para a frente, deitou tudo a perder e permitiu a David Villa fazer um grande de golo. Um jogador tão talentoso como Villa não perdoa e com as redes desguarnecidas marcou um excelente golo a 45 metros.
O segundo golo nasce igualmente de uma bola perdida numa zona proibida. Depois foi mais uma vez uma notável jogada de Villa magistralmente concluída por Iniesta. Reduzido a dez unidades no lance do segundo golo e a perder por dois zero, o Chile nunca mais foi a mesma equipa da primeira meia hora de jogo. Mesmo assim ainda reduziu, e o golo marcado permitiu-lhe outra tranquilidade relativamente ao que estava a acontecer no outro jogo – Suíça-Honduras.
A Espanha, por seu turno, só descansou quando percebeu que o Chile estava satisfeito com o resultado, tanto mais que um empate poria a Espanha fora do Mundial em caso de vitória da Suíça.
Por estranho que possa parecer, o melhor jogo da Espanha foi o que perdeu. Nenhum dos outros dois esteve ao nível dos jogos que fez no Euro 2008. Tudo ponderado, é preferível para Portugal defrontar a Espanha. O Chile acabaria por ser um adversário mais difícil. Porventura passar-se-á o contrário com o Brasil, que terá mais vantagem em defrontar o Chile do que a Espanha.
A Suíça depois da extraordinária vitória sobre a Espanha, soçobrou ante o Chile e não foi capaz de se impor às Honduras. É a sétima equipa europeia eliminada. E na próxima ronda serão mais duas. É muito!
As Honduras é a única equipa latino-americana eliminada. Além disso não marcou qualquer golo, embora tenha averbado um ponto.
Temos assim, como conclusão da fase de grupos, o fracasso das selecções africanas (só uma passou) e a debacle das selecções europeias – de treze só restam seis! A excelente prestação das selecções americanas – de nove só saiu uma; o bom desempenho das equipas asiáticas – de três ficaram duas; os bons resultados da NZ e a prova razoável da Austrália.

Espanha 2 – Chile 1;
Suíça o – Honduras 0.

Sem comentários: