quinta-feira, 17 de junho de 2010

GRANDE JORNADA DE FUTEBOL


VITÓRIAS DO CHILE, URUGUAI E SUÍÇA
A vitória do Uruguai e a derrota da Espanha marcaram o dia de hoje, muito mais do que a vitória do Chile sobre as Honduras.
O Chile, que nem costuma ser um habitué das fases finais e que nelas já não ganhava um jogo há muitos anos, impôs-se com relativa facilidade às Honduras, que estão ainda longe de poderem aspirar a um lugar com alguma visibilidade na alta roda do futebol mundial. A equipa chilena, apesar de ter ficado em segundo lugar na eliminatória sul-americana, logo atrás do Brasil e apenas com duas derrotas, ambas contra o Brasil, parece ser a mais fraca do continente. Tanto o Paraguai como o Uruguai pareceram superiores, sem falar obviamente no Brasil e na Argentina.
No jogo da tarde, vimos uma Espanha que continua a praticar um futebol fantástico, mas que hoje foi incapaz de vencer a sólida Suíça, que, jogando com as armas que tem, conseguiu neutralizar, com alguma sorte à mistura, o futebol ofensivo de uma das melhores equipas do torneio.
A imprensa espanhola, muito triunfalista antes do jogo, não encontrou outra forma de desvalorizar a vitória da Suíça que não fosse através da invenção de um pretenso fora de jogo na jogada do golo. Curiosamente não viram, nessa mesma jogada, o penalty que Casillas cometeu sobre o avançado suíço. Enfim, desculpas muito parecidas com outras que se ouvem por cá no futebol interno.
No jogo da noite, o Uruguai, com Forlan no comando, fez um excelente jogo contra a África do Sul, uma equipa modesta, que hoje deverá ter ficado praticamente arredada da fase seguinte. Com um futebol mais aberto do que aquele que jogara contra a França, o Uruguai não deu qualquer chance e venceu naturalmente.

Chile 1- Honduras 0;
Espanha 0 – Suíça 1;
Uruguai 3 – RAS 0

Sem comentários: