domingo, 6 de junho de 2010

A SELECÇÃO ARGENTINA



EM PRINCÍPIO A MELHOR...E NO FIM?

A Argentina, na América do Sul, poderia ser um país diferente de todos os demais. Enfim, de todos menos um. Poderia, mas não é. É igual aos demais, porventura até pior em alguns casos.
Com a selecção, este ano, passa-se o mesmo. Poderia ser a melhor de todas. Ao nível mundial. Bem orientada, a Argentina tinha jogadores para fazer duas equipas sensivelmente iguais, ambas com capacidade para discutir entre si a final, se não se cruzassem antes.
Pois não obstante tudo isso, há um clima, a rodear a selecção, que não augura nada de bom.
Desde logo, essa história dos “holligans” é inadmissível. Toda a gente sabe o que se passa no campeonato da Argentina e no Torneio de Abertura. Lutas selvagens ente os adeptos das equipas rivais. Brutalidades sem conta. A que ninguém na Argentina consegue pôr cobro.
Pois, como se não bastasse o que fazem por lá, pagaram-lhes para acompanhar a selecção à África do Sul. E as responsabilidades não são de ninguém, embora haja cada vez mais suspeitas de que o próprio governo está não está isento delas, além claro, da federação e do seleccionador.
Por outro lado, crescem à volta da selecção as”promessas” mais estapafúrdias. É Maradona que promete subir o Obelisco nu, como se fosse um Apolo com muito para mostrar, digno de figurar na estatuária grega.
É Bilardo, já com idade para ter juízo, que promete coisas ainda piores. E é, finalmente, uma Miss que promete desnudar-se se, tal como os outros, a Argentina for campeã!
Há qualquer coisa de decadente que augura o pior, apesar da excelência da matéria prima.

Sem comentários: