quarta-feira, 23 de junho de 2010

ESTADOS UNIDOS: A MELHOR EQUIPA DO GRUPO C



ELIMINADAS MAIS UMA EQUIPA EUROPEIA E UMA AFRICANA

Os Estados Unidos estiveram a um minuto da eliminação, o que seria um resultado muito injusto para uma das equipas mais espectaculares do torneio.
Dois erros grosseiros de arbitragem anularam dois golos legais aos americanos. Um contra a Eslovénia, que lhes daria a vitória e outro, na primeira parte, contra a Argélia, que lhes teria permitido fazer um jogo bem mais tranquilo. Fez bem, por isso, o árbitro ao ter assinalado uma falta contra a Argélia aquando da marcação de um canto de que esta beneficiou nos derradeiros momentos da partida. Independentemente de a falta ter existido, coisa que a transmissão televisiva não mostrou, era uma forma de compensar os americanos pelo erro cometido na primeira parte.
A equipa dos Estados Unidos dá espectáculo, tem vontade de ganhar e foi a melhor do grupo, não apenas pela classificação, mas pelo jogo jogado. Com excepção da primeira parte contra a Eslovénia em que se deixou surpreender, a equipa esteve sempre bem. Mas tem de ter mais concentração no momento da finalização, falha muitos golo e às vezes o que se desperdiça durante o jogo não é recuperado no fim. Donovan foi indiscutivelmente o homem do jogo e é até agora um dos melhores jogadores do torneio.
Muito provavelmente não se defrontará com uma equipa forte nos oitavos de final, pelo que tem todas as condições para atingir os quartos. A partir daí é que será tudo muito mais difícil.
A Inglaterra finalmente ganhou e qualificou-se. Não tinha outra hipótese. Ou ganhava ou não seria apurada. Ganhou e até jogou melhor do que nos outros jogos. Mas está ainda longe de ser aquele favorito temível com que todos estavam a contar. Veremos até onde chega.
A Eslovénia, com excepção do primeiro quarto de hora do jogo e de uma jogada, na segunda parte, com um triplo remate, parece ter jogado até ao fim com o resultado do outro jogo. Esteve a um minuto de ser apurada, mas isso constituiria uma enorme injustiça para os Estados Unidos. Tinha de fazer pela vida no jogo contra a Inglaterra. Como não fez o suficiente, foi eliminada.
A Argélia é mais uma equipa africana a ser eliminada. Só resta o Gana, que, mais logo, decidirá a sua sorte contra a Alemanha. A Eslovénia junta-se, para já, à Grécia e à França.
Argélia 0 - Estados Unidos 1;
Inglaterra 1 - Eslovénia 0.

Sem comentários: