quarta-feira, 30 de junho de 2010

PARABÉNS, ESPANHA!


ABAIXO CRISTIANO RONALDO!

Antes de mais, é preciso que se diga que a Espanha tem uma magnífica equipa. Servida por excelentes jogadores, como Xabi, Iniesta, Villa, Xavi Alonso, Piqué, Casillas, para citar só alguns. Jogou mais, do princípio ao fim, quis sempre ganhar e seria uma pena para o próprio Mundial se, perante o jogo que fez, tivesse sido eliminada. É um prazer ver jogar a equipa de Espanha e só é pena que vá ter que se defrontar com a Alemanha ou a Argentina antes da final.
Houve na orientação técnica da equipa portuguesa alguns erros. Mas para que não haja qualquer espécie de dúvidas é bom que se diga que, com erros ou sem erros, seria sempre inferior à equipa de Espanha.
Queiroz adoptou mais uma vez uma táctica excessivamente defensiva, com pouca ambição, porventura a pensar na hipótese de chegar ao fim do jogo empatado e ganhar nos penalties. Ou então acreditando que num lance fortuito de futebol directo pudesse marcar um golo, o que, aliás, esteve para acontecer.
É muito discutível se esta deve ser a atitude de uma equipa num Mundial, ainda por cima conhecendo-se algumas das suas limitações. Sem ter enveredado em aventuras, teria sido mais honroso e mais espectacular fazer um jogo mais ambicioso contra a Espanha.
Depois, a substituição de Hugo Almeida foi um desastre completo, sob todos os pontos de vista. Almeida, que está muito longe de ser um jogador dotado, até estava a fazer uma boa partida.
A seguir, as completas nulidades que foram Ronaldo e Simão. Esses sim, deveriam ter sido substituídos ao intervalo.
Isto leva-nos para o “estatuto” de Ronaldo na selecção. Parece que é um jogador intocável e que a selecção é o local onde ele faz o que quer. Não passa a bola. Faz remates a despropósito. Vai marcar livres em zonas do campo que não são suas. Não defende. Enfim, não é um jogador de selecção. E muito menos tem estatuto moral para ser capitão. As declarações que ele fez no fim do jogo são inadmissíveis e indesculpáveis. E o remendo que o seu empresário tenta fazer numa página de internet ainda é mais vergonhoso.
Com Deco passa-se o mesmo. Não deve voltar a ser convocado.
Também não se percebe por que razão num jogo de tão grande intensidade, Queiroz insiste em Pepe, que nem à selecção deveria ter ido por motivos físicos. Assim como se não percebe que, tendo levado dois laterais direitos, tenha optado em dois jogos por um defesa central. Então, por que foram convocados?
Com vários jogadores a menos, uns porque pura e simplesmente não jogaram, outros porque não estão em condições de jogar, dificilmente Portugal poderia ter feito mais contra a Espanha.
Tendo em conta as vicissitudes do sorteio, pode dizer-se que fez o mínimo exigível.
Pontos muito altos da equipa portuguesa são Eduardo e Fábio Coentrão; depois Tiago, Meireles e os dois centrais (embora Ricardo Carvalho seja um jogador consagrado, infelizmente com mais de trinta anos…). Pedro Mendes esforçou-se. Danny sempre decepcionante, Liedson com pouco tempo e estilo de jogo adverso, Almeida esforçado e competente nas vezes que jogou.
Foi bonito ver os grandes jogadores espanhóis cumprimentar o consolar Eduardo pela excelente exibição.
Espanha 1 - Portugal 0

1 comentário:

Net Esportes disse...

Navegando no Google encontrei seu blog .... muito interessante, bons textos .... antigamente eu usava esse layout com outras corres ...

Se tiver um tempo da uma olhada no meu blog, valeu !!! um abraço.

http://netesporte.blogspot.com/