domingo, 27 de junho de 2010

ESTADOS UNIDOS CAÍRAM NOS OITAVOS ANTE O GANA


E A PROVA FICA MAIS POBRE

O embate desta tarde entre o Gana e os Estados Unidos foi um espectáculo interessante. Defrontava-se uma equipa, a americana, que tem vindo a marcar uma presença muito positiva nos últimos mundiais e uma outra – o Gana – que tinha a seu cargo a difícil tarefa de defender a honra de um continente.
A equipa do Gana, muito jovem e com muita força, entrou no jogo de modo quase arrasador. Logo no início do jogo beneficiou de um erro grave da equipa americana - perda de bola no momento de iniciar uma transição ofensiva -, marcou um golo e continuou durante toda a primeira parte com um altíssimo ritmo, que os americanos foram contendo conforme puderam.
À semelhança do que já tinha acontecido noutros encontros, os Estados Unidos vieram do intervalo completamente modificados. Era outra equipa e ao fim de quinze minutos de intensa pressão empataram o jogo. Daí até ao fim do tempo regulamentar os americanos tentaram ganhar o jogo e dispuseram de grandes oportunidades. A equipa do Gana caiu física e animicamente, terminou os noventa minutos com muita dificuldade, mas conseguiu a guentar o empate.
Todos esperavam, no início do prolongamento, que a vitória fosse dos Estados Unidos. Mas eis que, num lançamento longo de Ayew para o centro da defesa americana, Gyan leva a melhor sobre os dois centrais americanos e marca um grande golo, lembrando pela pujança que pôs na jogada e pela potência do remate um dos grandes golos de Eusébio.
Estávamos no início do prolongamento, mas a partir daí os Estados Unidos nunca mais se encontraram. Nem Donovan foi capaz de pôr ordem e dar sentido colectivo a uma equipa que sempre tinha sabido reagir às adversidades. No momento em que essa reacção era mais necessária do que nunca, a grande equipa americana não apareceu.
Para quem gosta de futebol, foi melhor que se tivesse despedido assim do que com uma inglória grande exibição. Afinal, a equipa americana também tem estados de alma…
Gana 2 - Estados Unidos 1

Sem comentários: