quinta-feira, 3 de junho de 2010

APITO DOURADO




A BATOTA VAI CONTINUAR

A recente sentença de um tribunal do Porto absolvendo uma série de acusados do processo “Apito Dourado” constitui um rude golpe para todos aqueles que lutam pela verdade desportiva. Esta sentença, tal como outras já proferidas por tribunais da mesma cidade, representa objectivamente um grande alento para todos os que se dedicam a actividades batoteiras no futebol.
Aqueles, cujas conversas ouvimos, que combinaram árbitros, que conduzram árbitros à casa de um presidente de um clube de futebol, aqueles que manipulam jornais, aqueles que têm jornalistas “por conta”, depois desta sentença, e das anteriores, só podem sentir-se tentados a continuar. Ainda com mais força e com mais certezas. A certeza de que o crime compensa!
Não sei, nem a maior parte das pessoas saberá, de quem é a culpa. O que sei, tal como a maioria das pessoas, é que um clima de impunidade grassa no futebol.
E sei também, como a maior parte das pessoas, que tal prática está fundamentalmente circunscrita a uma zona geográfica do país, que os beneficiários dessa prática são sempre os mesmos e que todos os processos intentados contra eles têm sistematicamente o mesmo resultado.
E também sei que estas práticas têm para cima de 30 anos!
As gravações não servem como meio de prova. Os testemunhos presenciais também não...porque quem os presta não é credível. Mas quando aquele que não é credível de acusador passa a réu já é credível contra ele o testemunho daquele que antes era acusado!.
O ano que vem, pelos antecedentes recentes, promete ser mais “um dos bons velhos anos do futebol português”!

Sem comentários: