terça-feira, 29 de junho de 2010

O BRASIL GANHOU E ASSIM CONTINUARÁ ATÉ À FINAL




O CHILE PERDEU…NATURALMENTE

O Brasil ganhou ao Chile e não há muito a dizer. Talvez apenas sublinhar que a concepção de jogo que Bielsa idealizou para a equipa não tem intérpretes à altura. Num campeonato de mundo os intérpretes têm de ser pelo menos 21. Com três jogadores fundamentais castigados, o Chile não tinha grandes hipóteses de fazer frente ao Brasil. E, pelo que se viu, também parece não restar dúvida de que o Brasil é melhor do que a Espanha.
O outro aspecto que merece ser realçado é a entrada de Daniel Alves e de Ramires no time inicial, cuja acção muito contribuiu para paralisar as iniciativas chilenas. Qualquer um deles é melhor do que aqueles que foram substituídos, por muito que Elano seja um jogador importante. Infelizmente, Ramires não vai poder jogar o próximo.
A partir daí a classe e a experiência dos jogadores brasileiros fez o resto. E até Michel Bastos, que tem estado tão aquém das suas possibilidades, “ressuscitou” na segunda parte e fez o seu melhor jogo na Copa.
O senhor Lobo até aproveitou logo para dizer que ele tem sido o melhor lateral esquerdo deste campeonato. O senhor Lobo é tão faccioso que qualquer pretexto lhe serve para arrumar os que não gosta. De facto, o senhor Lobo não estará muito interessado em elogiar o lateral brasileiro, o que ele verdadeiramente não quer é que se elogie o “outro”, de outra equipa, que, segundo ele, nem à selecção deveria ter ido.
É indiscutível que o Brasil tem sorte, embora faça por a merecer. Começou por não ter um grupo forte, contrariamente ao que se disse. E embora não tenha jogado bem na fase inicial, jogou o suficiente para ficar em primeiro lugar e para rodar a equipa. Assegurado o primeiro lugar e identificados os adversários com que poderia cruzar-se, dificilmente se concebe outro desfecho para os confrontos a travar que não seja a vitória do Brasil. Os adversários que estão na rota do Brasil são de segunda ou de terceira linha. Verdadeiramente os brasileiros nem os consideram. Já sabem que estão na final.
Os brasileiros somente receiam aqueles que já os derrotaram. A esses respeitam, aos outros não. Ora, os que já os derrotaram, estão em casa. Quando os brasileiros viram a França e a Itália eliminadas, respiraram fundo e disseram: agora só temos que esperar por aquele que, desgastado, nos venha fazer companhia na final. E esse será certamente a Argentina, a Espanha ou a Alemanha. Enfim, tudo equipas que o Brasil está habituado a ganhar e que verdadeiramente não teme.
Portanto, o Presidente Lula pode ir preparando a festa no Palácio do Planalto.
Brasil 3 - Chile 0

Sem comentários: