quinta-feira, 3 de junho de 2010

O FCP TEM NOVO TREINADOR




O SIGNIFICADO DA VITÓRIA

O Porto tem novo treinador. Apesar de ninguém o conhecer e de nada ter que objectivamente o recomende, todos, no clube, esperam de André Villas-Boas os maiores feitos.
O treinador está para o Porto, como o governo para os neoliberais. O seu principal papel é não atrapalhar, já que o êxito está, à partida, garantido.
O recente exemplo de Jesualdo Ferreira, como anteriormente o de Fernando Santos, demonstra que no FCP somente as derrotas pertencem ao treinador. As vitórias não. Pelo menos, no plano interno é assim.
O treinador somente adquire relevo ou notoriedade (negativa), se perder. Se ganhar, o seu único mérito estará em não ter inviabilizado a vitória.
Toda a gente sente que é assim. O que até hoje ninguém ousou perguntar foi: “E se eles (no FCP) tiverem razão"?
É muito provável que tenham razão. Já alguém que conhecia o clube por dentro, alguém que vivia na sua intimidade, um dia declarou, citando o presidente a propósito das vitórias de Mourinho: “Mourinho não ganhou só!”.
Pois é, a questão é mesmo essa. E assim sendo o FCP é que tem razão. Quem perde os campeonatos é o treinador. Mas quem os ganha não é ele.
E há todas as razões para supor que vai continuar a ser assim. Os indícios indicam que o caminho está de novo aberto...

Sem comentários: