domingo, 20 de junho de 2010

ITÁLIA VOLTA A EMPATAR




PARAGUAI AFIRMA-SE

O Paraguai tem uma excelente equipa. Já o tinha demonstrado contra a Itália e confirmou-o hoje. Com jogadores poderosos e tecnicamente muito dotados, o Paraguai afirma-se como uma das melhores equipas da prova.
A Eslováquia mais uma vez demonstrou não ter categoria para estar no Mundial. Aliás, com as equipas europeias passa-se algo que merece ser realçado. Por um lado, como vem sendo hábito em campeonatos anteriores, a sua completa incapacidade para ganhar fora da Europa. Em princípio, diz a história que quem ganha com esta incapacidade europeia é o Brasil, mais raramente a Argentina. Veremos como tudo evolui, mas não seria uma surpresa se o Brasil e a Argentina se viessem a defrontar na final, caso não se cruzem antes.
Há, porém, outro lado da questão, no que toca às equipas europeias, que merece ser realçado: à medida que as equipas de outros continentes se “europeízam” muito por força de a maior parte dos seus jogadores actuarem na Europa, as equipas europeias menorizam-se no confronto com este novo estilo, em última instância, igual ao seu.
Prova disto foi o que se passou no jogo da tarde entre a Itália e a Nova Zelândia. Apesar de muito favorecida por uma arbitragem (guatemalteca) que errou muito, a Itália não conseguiu ir além do empate. Não se trata, ao contrário do que já aconteceu noutros campeonatos, de um mau início da Itália. Trata-se de uma equipa fraca, que, tal como a do Euro 2008, vai ter muita dificuldade em passar à fase seguinte. Há gente velha na equipa que perdeu brilho (caso de Canavarro, uma espécie de Deco da defesa italiana, também ele a “gasóleo”) e há gente nova, sem classe. É a decadência do futebol italiano, depois de anos e anos de corrupção. É bom não esquecer que Mourinho ganhou a Champions League no Inter praticamente sem jogadores italianos.
Hoje, se a Itália tivesse perdido – e poderia ter perdido se o árbitro não tivesse marcado aquele penalty ou tivesse marcado um outro que realmente aconteceu na área italiana – ninguém se poderia sentir escandalizado.

Sem comentários: